Professor e escritor Alckmar Luiz dos Santos participa do Círculo de Leitura nesta quinta

Alckmar é professor de literatura brasileira na UFSC e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (Nupill), que tem cerca de 70 mil obras e 16 mil autores catalogados e conta com mais de 500 títulos digitalizados.
O professor, pesquisador e escritor Alckmar Luiz dos Santos é o convidado da primeira edição de 2013 do Círculo de Leitura de Florianópolis, marcada para quinta-feira, dia 28, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como a Sala Harry Laus, onde vinha sendo realizado, está indisponível no momento, o encontro será no auditório da Biblioteca Central, a partir das 18h.
Alckmar Luiz dos Santos é professor de literatura brasileira na UFSC, onde coordena o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (Nupill), que tem cerca de 70 mil obras e 16 mil autores catalogados e conta com mais de 500 títulos digitalizados. Foi pesquisador convidado na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (2000-2001) e na Universidad Complutense de Madrid (2009-2010).
Também poeta, ensaísta e romancista, publicou “Leituras de nós: ciberespaço e literatura”, “Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada” (ensaio e poemas, que ganharam os prêmios Transmídia e Itaú Cultural, respectivamente) e “Rios imprestáveis” (poemas, Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da revista Cult). Ele lançou ainda “Circenses” (com ilustrações de Haro), “Retrato e percurso”, “Meu tipo inesquecível” e o romance “São Lourenço”.
Seu livro mais recente, e de maior repercussão, é o romance “Ao que minha vida veio”, que ganhou o Concurso de Romance Salim Miguel, promovido pela Editora da UFSC. A história começa nos anos 30 do século passado e se desdobra nas quatro décadas seguintes, mesclando o resultado de observações pessoais no interior de São Paulo, onde o autor nasceu, com personagens históricos e fictícios ora ambientados na região de origem, ora ligados a episódios peculiares da vida brasileira, como o bombardeio de Silveiras, cidade natal de Alckmar, por forças federais na revolução de 1932.
O jornalista e romancista Luiz Horácio Rodrigues diz, a respeito do livro de Alckmar: “… soube equilibrar a questão da linguagem (…) com um sutil suspense que perpassa essa brilhante história, um policial/existencialista ambientado em região jamais explorada para tal fim”.
O CÍRCULO
Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.
Outras informações pelos e-mails alckmar@cce.ufsc.br e alckmar.ls@ufsc.br.