Comunidade universitária se reúne no 1º Seminário Catarinense em Defesa do SUS
O Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra a Privatização da Saúde iniciou na tarde desta segunda-feira, dia 5, o 1º Seminário Catarinense em Defesa do SUS, no auditório da Reitoria. A vice-reitora Lúcia Helena Pacheco e a representante do Fórum Edileuza Garcia Fontoura estiveram presentes para abrir o evento. A programação do seminário segue até amanhã, dia 6.
O Seminário debate principalmente a proposta do Governo Federal de adesão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ao Hospital Universitário (HU) da UFSC. Para discutir a atual situação, foram convidados Francisco Batista Júnior, membro do Conselho Nacional de Saúde, e Marco Aurelio Da Ros, professor aposentado da UFSC, para falar sobre o tema A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde. A adesão ou não será decidida em reunião no Conselho Universitário (CUn), ainda sem data marcada.
O evento é resultado de uma série de manifestações de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos contra a adesão do HU à EBSERH. O argumento utilizado é de que a saúde não pode ser privatizada. Lúcia Helena Pacheco ressaltou que o HU tem uma história de 32 anos a ser respeitada e que “temos orgulho de ter um hospital 100% SUS“.
Além de estabelecer uma discussão entre os segmentos da Universidade sobre a proposta de adesão, o Seminário é preparatório para a realização no ano que vem do 4º Seminário da Frente Nacional contra a Privatização em Santa Catarina. A Frente Nacional organiza a integração dos 18 fóruns existentes no país.
Mais informações: http://forumcatarinense.blogspot.com.br/.
Leia mais: Seminário na UFSC debate o SUS e as privatizações na saúde pública
Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo na Agecom/UFSC
muricibalbinot@gmail.com
Fotos: Henrique Almeida/Agecom