Futuras reitora e vice-reitora visitam ministérios e órgãos federais
As futuras reitora e vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco, cumpriram na semana passada uma vasta programação de audiências e reuniões em ministérios e órgãos federais, em Brasília. Num dos encontros, no dia 18, elas participaram, como convidadas do reitor Alvaro Toubes Prata, primeiro vice-presidente da entidade, da reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), quando foram apresentadas aos reitores e reitoras presentes. No mesmo dia, à tarde, participaram da reunião de apresentação do “Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais”.
No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Roselane e Lúcia Helena foram recebidas pelo presidente Celso Lisboa de Lacerda e pelo diretor de Gestão Estratégica, Ivan Jairo Junkes. Na reunião, a entidade apresentou a proposta de constituir um acordo de cooperação para a criação de projetos nas áreas da gestão pública e desenvolvimento agrário e do desenvolvimento e sustentabilidade ambiental.
Na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), as futuras reitora e vice-reitora conversaram com a ministra Paulina Vieira Duarte, tratando de convênios com a UFSC e possíveis ações em parceria para a criação de um programa de prevenção ao uso de drogas para as instituições federais de ensino superior. Com a ministra Maria do Rosário e assessores, os temas foram as possibilidades de parcerias para a realização de cursos de especialização e mestrado em Direitos Humanos, ações que integrem a UFSC no projeto “Viver sem Limites” e a viabilização de mostras de cinema nos vários campi relativas aos direitos humanos.
Para o ministro da Cultura em exercício, Vitor Ortiz, foram apresentados os projetos UFSC-MinC e sugestões para o fortalecimento da cooperação existente. No final da reunião, foi proposta a realização de um debate sobre Cultura e Sustentabilidade, com a presença de representantes do ministério na UFSC.
O último compromisso foi uma reunião no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com as participações do presidente do órgão, Marcos Vinícius Manzoni, do diretor de Administração, Antonio João Nocchi Perera, da reitora da Universidade Corporativa do Serpro, Eunides Chaves, do diretor de Negócios e Gerenciamento, Laerte Dorneles Meliga, e de Marcio Benedito, especialista em tecnologia da informação e utilização de softwares livres. Nesse encontro foram discutidas possibilidades de parcerias com o Serpro em relação a políticas de gestão e capacitação de pessoas.
Mais informações: planejamentoreitoria@gmail.com
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom