Professores da UFSC discutem em SP relação Brasil-Europa

22/03/2012 09:46

Um dia de discussões práticas e de decisões coletivas. Esse foi o resultado do primeiro dia da 6a. Reunião do Comitê Diretivo do Instituto de Estudos Brasil-Europa (IBE), realizada ontem, 21, na sede da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), na cidade de São Paulo. Participaram das discussões representantes da Unesp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Pará (UFPA).  A UFSC foi representada pelos professores Edson Di Pieri, Maria Lúcia de Barros Camargo e Paulo Emílio Lovato. Nesta quinta, 22, acontece o segundo e último dia de discussões.

O vice-reitor no exercício da Reitoria da Unesp, Julio Cezar Durigan, deu as boas-vindas aos participantes e disse que as instalações da Universidade estão à disposição do IBE. Durigan também parabenizou os integrantes do instituto pela condução dos trabalhos e disse que há muito o que produzir e acrescentar no campo do conhecimento nesta relação Brasil-Europa. O reitor reforçou o empenho e participação da Unesp para que o IBE produza, cresça e seja referência para as universidades brasileiras e europeias.

Os demais componentes da mesa também destacaram o clima de cooperação entre as universidades para êxito do trabalho. A professora Maria José, pró-reitora de Pesquisa (Unesp), disse que a união das universidades em volta do IBE é uma proposta inovadora. O coordenador do IBE, professor Moacyr Martucci (USP), informou que 21 universidades já participam do instituto. “Nossas mãos estão dadas”, resumiu. Moacyr agradeceu a filiação da Universidade Federal de Pernambuco, ao professor Enivaldo Carvalho (UFPE) que representou o professor Marcelo Medeiros (UFPE). A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também passou a fazer parte do IBE.

Pauta esgotada

Entre os assuntos discutidos pela manhã estiveram a nova estrutura do IBE, reuniões na Europa, plano de comunicação, definição das reuniões periódicas com os coordenadores das cinco áreas de conhecimento do IBE e com os coordenadores das classes de atividades. Foi também apresentado o balanço financeiro do IBE e definido a mudança do nome da área de “Humanidades e Artes” para “Ciências Sociais, Humanidades e Artes”, área coordenada pela professora Eliane Moura (Unicamp).

Cada um dos responsáveis por uma das cinco classes de atividades do IBE (USP, UFSC,Unicamp e UFMG) fizeram relato das ações do primeiro trimestre e o planejamento para o segundo trimestre de 2012. Também foi discutida a solicitação de apoio ao Colégio Santos Dumont e os preparativos para o 2o.Congresso Internacional do IBE, que está sob a responsabilidade da UFPA. O 1o. Congresso foi realizado em Goiânia e o 3o. Congresso será realizado em Florianópolis.

Saiba mais:

O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) é uma ação subvencionada pela União Européia. Instituído em dezembro de 2010 é fruto da iniciativa de um grupo de universidades brasileiras e europeias  e visa o fortalecimento da educação superior no Brasil por meio da promoção do conhecimento mútuo. A criação de centros de relacionamento e apoio tem o intuito de incrementar a cooperação no desenvolvimento de diálogo, ensino, pesquisa e extensão à comunidade.

É fundamentado na idéia da transdisciplinaridade que permeia todas as atividades do Instituto, seja pela criação de cursos de pós-graduação, pela discussão de temas comuns para o desenvolvimento de pesquisa colaborativa, pela ampliação da troca de informações através de fóruns de discussão ou pelo relacionamento da difusão e disseminação de projetos com o terceiro setor e micro e pequenas empresas.

O IBE atua em cinco áreas: Ciências Sociais, Humanidades e Artes (Unicamp), Saúde e Biologia (Unesp), Políticas (UFMG), Ciências (USP) e Tecnologia (USP).

Informações em www.ibe.usp.br.

Twitter: @brazileurope

Facebook: Instituto de Estudos Brasil Europa – IBE

Fonte: Assessoria de Imprensa do IBE

Elizeth Araújo- Jornalista

(62) 96869484

Teresa Costa

Jornalista
(62) 81335298

Tags: EuroparelaçãoUFSC