UFSC sedia encontro presencial do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
O 3º Encontro presencial do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica teve sua abertura nesta segunda-feira, dia 25 de julho, no auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O evento se realizará até quarta-feira reunindo vários polos de todo o Estado de Santa Catarina.
O curso tem por objetivo formar, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, coordenadores pedagógicos e/ou profissionais que exercem função equivalente e integram a Equipe Gestora das Escolas de Educação Básica, visando à ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho é parceria entre Secretaria de Educação, Undime, UFSC e MEC.
A cerimônia iniciou com Renata Oliveira, do curso de música da UDESC, interpretando duas músicas no cello. A professora Vera Bazzo, representando o diretor do Centro de Educação (CED) deu boas-vindas. Rodolfo Pinto da Luz, ex-reitor da UFSC e atual secretário de educação de Florianópolis, acumulava a representação da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) foi o segundo a falar. Parabenizou a todos que, num período de férias, lotavam o auditório e também às universidades parceiras e ao MEC, porque estas ações tentam levar educação apropriada em qualquer local do país.
Mariléia Gastaldi Lopes representou o secretário de educação de Santa Catarina, Marco Tebaldi e saudou a todos especialmente às coordenadoras da Escola de Gestores. Disse ser um processo de refazer-se e desejou ótimo curso a todos.
Maurício Fernandes Pereira, presidente do Conselho Estadual de Educação afirmou que o estado brasileiro só vai mudar quando a prioridade for a educação e o professor for visto como a pessoa mais importante da sociedade — e foi muito aplaudido pela declaração.
O representante do reitor da UDESC lembrou Paulo Freire dizendo que encontros na área educativa são recheados de afeto e ternura
Carlos Alberto Justo da Silva, vice-reitor da UFSC, e reitor em exercício, falou sobre a dificuldade de competir em um universo em que só 13% das pessoas chegam à universidade e somente 50% dos jovens chegam ao ensino médio. Afirmou que é preciso gestão, competência , capacitação e que o melhor que pode acontecer a um jovem até 24 anos é estar estudando, sendo educado e que esta não é uma tarefa de uns , mas de todos. Disse ainda, que gostaria de estar fazendo o curso, porque teve que coordenar o curso de medicina sem ter passado por esta experiência. Finalizou dizendo que trabalhar a questão técnica aliada à humanização é fundamental.
O representante do MEC relatou a história e a trajetória do Curso de Especialização em Gestão Escolar que atualmente atende 31 universidades e sobre a Especialização em Coordenação Pedagógica que, no Estado, tem sua primeira versão na UFSC.
Saiba mais: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14670&Itemid=947
Por Alita Diana/jornalista da Agecom
Foto: Wagner Behr /Agecom