UCT e UFSC desenvolvem agenda conjunta com foco em educação antirracista e interculturalidade
Com o propósito de traçar um roteiro que vincule a pesquisa internacional diretamente ao território, a Universidade Católica de Temuco (UCT) recebeu a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, cuja visita permitiu consolidar projetos estratégicos sobre igualdade racial e lançar as bases para futuros convênios de dupla titulação focados em comunidades rurais de Araucanía.
Sob a coordenação do Centro de Estudos de Gênero da UCT, o encontro priorizou iniciativas estratégicas sobre diversidade e antirracismo, a fim de estabelecer uma agenda compartilhada de alto impacto que impulsionou a projeção internacional dos programas de pós-graduação e definiu o enfoque antirracista como eixo central e prioritário do trabalho acadêmico.
O pró-reitor de Vinculação e Compromisso Público, Enrique Riquelme, destacou que a UCT desenvolveu “uma linha de trabalho, desde suas origens, orientada ao território, e esta aliança reafirma essa vocação intercultural que guia nosso compromisso com as comunidades”.
A agenda também abordou o fortalecimento da pesquisa e a projeção de novos convênios acadêmicos, o que abriu oportunidades para ampliar a cooperação entre centros e programas especializados. Nessa linha, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudio Inostroza, confirmou que essa instância “abre possibilidades concretas para avançar em convênios de dupla titulação e em linhas de pesquisa conjuntas”.
A visita incluiu um componente territorial que aproximou o trabalho regional impulsionado pelo Núcleo Milênio de Pesquisa sobre Educação Antirracista Chilena (MRACE), em colaboração com escolas da zona rural de Araucanía, como é o caso da escola Rewe Kimün, no município de Lautaro.
Nas palavras da diretora-adjunta do projeto e professora associada à Faculdade de Educação da UCT, Luz Valoyes, o trabalho desenvolvido no território permitiu “a possibilidade de que a doutora Joana conhecesse e tivesse contato com o trabalho de campo realizado”.
Na experiência da vice-reitora da UFSC, Joana Célia valorizou a oportunidade de conversar com crianças e professores sobre a realidade das escolas rurais e do povo mapuche, razão pela qual afirma que, para seu retorno a Santa Catarina e para o Brasil, leva “uma bagagem de conhecimentos e de intercâmbios que foi possível estabelecer”.
Além disso, durante sua visita, Joana participou do seminário “Interculturalidade Crítica e Projeto Antirracista para o Ensino Superior”, junto a destacadas acadêmicas, no qual compartilhou reflexões sobre educação, justiça racial e ações afirmativas. Também integrou o Workshop Teórico-Metodológico sobre o Estudo do Racismo na Educação, dirigido a doutorandos da UCT e pesquisadoras do Centro de Estudos de Gênero, o que permitiu fortalecer o intercâmbio acadêmico e metodológico na pesquisa antirracista e na promoção de políticas de igualdade e inclusão no ensino superior.
Texto e foto: UCT


















