Festival Planeta.doc disponibiliza mais de 300 filmes gratuitos em plataforma on-line

01/10/2025 13:53

O Festival Planeta.doc, maior festival de cinema socioambiental do Brasil, disponibiliza a partir desta quarta-feira, 1º de outubro, a plataforma planetdoc.org. Trata-se de um espaço virtual que reúne uma seleção das melhores produções audiovisuais sobre temáticas ambientais do Brasil, com cerca de 300 filmes que podem ser acessados gratuitamente até 31 de dezembro de 2025.

A plataforma é voltada a estudantes universitários, pesquisadores, educadores, organizações não governamentais, coletivos e startups de impacto, conectando cinema, ciência e comunidades com a oferta de filmes documentais, experiências de transformação e oportunidades reais de engajamento em projetos de extensão e de voluntariado. Nela estarão também disponíveis as palestras e ted-talks gravados durante o V Planeta.doc Conferência, que foi realizado entre 22 e 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Entre os filmes selecionados estão “A última floresta” (foto), de Luiz Bolognesi, que trata de uma tribo Yanomani isolada na Amazônia e busca do xamã Davi Kopenawa Yanomani em manter vivos os espíritos da floresta e as tradições da comunidade. Já “Amazônia eterna”, de Belisário França, revela equívocos que marcam a relação da humanidade com a maior floresta tropical do planeta e propõe novos caminhos para que ela seja compreendida em toda a sua complexidade.

Entre as palestras e ted talks, destacam-se a do cientista Carlos Nobre e a Carta Manifesto à COP30, que reúne reflexões e propostas de pensadores do Sul Global sobre justiça climática, epistemologias plurais e direitos da Terra. Esse documento foi produzido a partir dos depoimentos de conferencistas como leonardo Boff, Célio Bermann e Célio Turino.

Junto com o festival, está sendo relançada também a plataforma Planeta na Escola (planetanaescola.com), que é voltada para professores e estudantes da Educação Básica. A plataforma oferece filmes selecionados com temas socioambientais e diversos espaços virtuais para envio de produções próprias. A nova versão traz recursos interativos e uma rede social dedicada a professores e ambientes para colaboração entre educadores. A plataforma Planeta na Escola tem integração com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em temas contemporâneos como clima, água, alimentação, cultura de paz e justiça social. Escolas e professores podem se inscrever gratuitamente em www.planetanaescola.com.

Tags: cinemacinema socioambientalFestival Planeta.Docplanetdoc.orgplataforma de filmesUDESCUFSCUniversidade do Estado de Santa CatarinaUniversidade Federal de Santa Catarina