Sistema colaborativo para mapear capivaras em cidades vence UFSC Startup Mentoring

18/07/2025 15:57

Equipes da Jornada Level Up. Ao centro, Guilherme Fonseca, líder da Capyloc; abaixo, professor Mauro Junior.
Foto: Divulgação/LevelUp/UFSC

A equipe Capyloc venceu a final do Sinova UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2025/1, apresentando um projeto voltado ao mapeamento de capivaras em áreas urbanas. O objetivo é buscar reduzir riscos relacionados à febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela, encontrado nos animais. A final do Sinova UFSC Startup Mentoring foi promovida em 11 de julho, no auditório do Sebrae Hub, em Florianópolis. As equipes All Vite e Blocktrace alcançaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Todas as equipes conquistaram medalhas, day use na Miditec CIA Sapiens, kit de produtos e mentoria coletiva da Associação Catarinente de Tecnologia (ACATE), mentoria e universo Sapienza, mentoria Sinova e kit de produtos, ingressos para o Startup Summit e Summit Delas, gravação em estudo para material digital da startup e mentoria em branding pela TXM. O primeiro lugar garantiu o troféu da edição e ingresso para o Startup Summit.

A equipe Capyloc é oriunda da Jornada Level Up, programa de fomento à educação empreendedora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A solução da Capyloc propõe um sistema de monitoramento inteligente, com mapas de risco, alertas e relatórios estratégicos, voltados para prefeituras e órgãos ambientais. A iniciativa chamou a atenção dos jurados por seu potencial de impacto direto na saúde pública e bem-estar dos cidadãos, especialmente em regiões como Florianópolis.

A Capyloc também aposta no engajamento comunitário por meio de ferramentas gamificadas, como os CapyPoints, que recompensam cidadãos por reportarem avistamentos de animais. O projeto já despertou interesse de iniciativas como o Projeto CAPI – Capivaras na Ilha, e de órgãos como a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).

Aproveitamento de resíduos de vinho

A equipe All Vite, composta por Luiz Felipe Mattos Ferreira, Sabrina Isabel Pires, Lucas Eduardo Gomes, ficou em segundo lugar com a proposta de transformação de resíduos de vinho em óleo. O modelo de negócio foi desenvolvido na disciplina de Gestão dos Negócios Agroindustriais do Centro de Ciências Rurais, do Campus de Curitibanos, mediada pelo professor Estevan Felipe Pizarro Muñoz.

Troféu do Sinova UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2025/1. Foto: Divulgação/LevelUp/UFSC

O terceiro lugar ficou com a equipe Blocktrace, de Arthur de Lara Machado, Felipe Fagundes Pacheco, João Victor Cabral Machado Monteiro e Leonardo Dias Gutterres. A solução da equipe focou em uma infraestrutura baseada em blockchain que cria passaportes digitais auditáveis, imutáveis e acessíveis para produtos industriais. A equipe desenvolveu o projeto na disciplina Tecnologia Blockchain e Criptomoedas do Centro Tecnológico, do Campus de Florianópolis, ministrada pelo professor Jean Martina.

A equipe Cpayloc, vencedora do prêmio, é composta por Guilherme Fonseca (líder do projeto), Davi Ferreira, João Miguel Portella, Marcos Garcia Labadie e Gustavo Warmling Kayser – estudantes da UFSC do curso de Engenharia de Materiais, Engenharia Eletrônica e Sistemas de Informação.

“A Jornada Level Up foi o caminho para receber esse prêmio do Startup Mentoring. A cada etapa, eu me apaixonava mais pelo problema e enxergava a oportunidade, o que me motivava a realmente fazer acontecer, a receber feedbacks difíceis, a melhorar e ajustar detalhes. Finalmente, consegui apresentar um pitch vencedor na final do Startup Mentoring”, lembra o estudante Guilherme Fonseca.

Valor da proposta pedagógica

Para o professor Mauro Junior, coordenador da Jornada Level Up, o resultado reforça o valor da proposta pedagógica: “a vitória da Capyloc mostra o quanto uma ideia bem estruturada, com propósito claro e impacto social, pode se destacar. É gratificante ver que o conhecimento aplicado nas salas da jornada está ganhando o mundo real”.

A professora Gertrudes Dandolini, também coordenadora do programa, completa: “a Capyloc é um exemplo do que buscamos com a jornada: ideias com significado, que nascem da realidade local e se projetam para transformar outras cidades. O resultado é um reflexo do talento e da preparação dos nossos estudantes.”

Já o professor Vinícius Ramos, atuante na Jornada Level Up, elogia a proposta: “a Capyloc não apenas apresentou uma solução viável, como também evidenciou uma preocupação real com a saúde pública. É o tipo de projeto que nasce com potencial de política pública e pode gerar impacto direto na vida das pessoas”.

Com informações da Level Up e da Sinova

Tags: CapivarasCapylocinovaçãoLevelUPmeio ambienteSINOVA UFSC Startup MentoringUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina