Professora de Direito da UFSC lança livro sobre criminologia verde
A professora adjunta do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marília de Nardin Budó é uma das organizadoras do livro Introdução à criminologia verde: Perspectivas críticas, descoloniais e do Sul (352 páginas), publicado no último dia 20 de abril.
A criminologia verde propõe o estudo de crimes e danos ambientais que afetam a vida humana e não humana, os ecossistemas e a biosfera. Explora e analisa as causas estruturais, as consequências e a prevalência de crimes e danos ambientais, as respostas e a prevenção de crimes e danos ambientais pelo sistema jurídico, pela ação de entidades não-governamentais e movimentos sociais, bem como o sentido e as representações mediadas de crimes e danos ambientais.
“Crise climática, negacionismo científico, catástrofes ambientais, desmonte de órgãos fiscalizadores no Brasil. Sem dúvidas, este é um momento oportuno para publicarmos o primeiro livro de criminologia verde no país”, traz a apresentação do livro, que é também organizado por David Rodriguez Goyes, Lorenzo Natali, Ragnhild Sollund e Avi Brisman. A obra está disponível nas versões em papel e eletrônica.
Mais informações na página da editora.