Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC celebra sua 200ª defesa de tese de doutorado

18/10/2021 10:58

Na segunda-feira, 18 de outubro, foi defendida a tese de n° 200 do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/PGMAT). O PGMAT é um dos três programas de pós-graduação da UFSC com conceito 7 da CAPES. Os outros dois são os programas da Engenharia Química e da Química.

O PGMAT forma mestres e doutores desde 1994, os quais têm atuado com sucesso na pesquisa acadêmica ou no setor industrial do Brasil e exterior. A primeira defesa de doutorado ocorreu há 22 anos, em julho de 1999. A tese então defendida, intitulada “Mecanismos de defloculação de suspensões coloidais de argila”, foi de autoria de João Batista Rodrigues Neto, que é o atual coordenador do PGMAT.

O candidato à 200ª defesa é Henrique Schappo, com a tese intitulada “Selective laser sintering of UHMWPE/HA biocomposites for bone tissue engineering”. O trabalho foi orientado pelo professor Dachamir Hotza, que também estava presente como avaliador na primeira banca de defesa de doutorado do PGMAT, em 1999, e pela professora Chantal Damia, da Universidade de Limoges, França.

A tese foi defendida em regime de cotutela, com comissão examinadora composta por representantes das duas universidades (UFSC e Unilim), além de membros externos de outras instituições brasileiras e estrangeiras: PPGEM/UFRN, INP, Toulose (França) e Siemens (Alemanha).

Mais informações sobre o PPGMAT pelo e-mail ppgmat@contato.ufsc.br

Tags: 200ª defesaPGMatPrograma de pós graduação em ciência e Engenharia de MateriaisUFSC