Divulga UFSC – 28/06/2021 – Edição 1674
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site. | |
![]() Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 28/06/2021 – Edição 1674 |
|
Ciência e Universidade ampliam compreensão sobre questão LGBTQIAPN+ e impactam realidade
Pesquisar, informar, divulgar, formar e incluir. São muitos os verbos que se aplicam à função da Universidade como parte da luta da comunidade LGBTQIAPN+, que celebra no dia 28 de junho o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Para além de um papel pedagógico, as ações realizadas por núcleos dedicados a estudar o assunto formam profissionais conscientes de uma questão social importante, podendo, inclusive, impactar a realidade.O Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, é lembrado na UFSC pela campanha Mais do que Letras: Pessoas. Continue a leitura > >.. |
|
Conselho Universitário realiza sessão ordinária na terça-feira O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (CUn/UFSC) reúne-se em sessão ordinária (on-line) na próxima terça-feira, 29 de junho, às 14h. A sessão será transmitida pelo canal do CUn no YouTube. Acesse a ordem do dia no site. Continue a leitura > >. |
Prodegesp divulga orientações sobre a Prova de Vida do Governo Federal
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp/UFSC) publicou informações sobre a Prova de Vida, processo realizado pelo Governo Federal para certificar-se de que seus aposentados e pensionistas poderão usufruir de seus direitos. Continue a leitura > >. |
Extensão Estudantes da UFSC participam de desafio internacional sobre o futuro da mobilidade A E4, equipe de estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está concorrendo na competição internacional Virtual League, da Shell Eco-Marathon. No final de 2020, a E4 conquistou o prêmio “Pitch the Future”, estando atualmente no 10º lugar do ranking global. Neste ano, os alunos estão concorrendo no desafio “Road to 2050” com o tema “Como deve ser o futuro da mobilidade?”. A votação online para decidir o campeão deste ano terminou domingo, 27 de junho. Para mais informações, acesse o site.
Jornada de Psicologia Escolar e Educacional discute práticas profissionais em espaços educativos O Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (Lapee/UFSC) organiza, em 29 e 30 de junho, sua 3ª Jornada de Psicologia Escolar e Educacional. On-line e gratuito, o evento debaterá as práticas profissionais em espaços educativos, tendo como pano de fundo a Lei nº 13.935/2019, que tornou obrigatória a oferta dos serviços de psicologia educacional e serviço social em escolas da rede pública. As inscrições, a programação e demais informações sobre o evento estão disponíveis no site even3.com.br/jornadalapee.
Curso de Escrita Acadêmica está com inscrições abertas O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape/UFSC) promove o curso de Escrita Acadêmica – Leitura e Produção Textual de 29 de junho a 6 de agosto. O curso possui três opções de horários. Inscrições aqui ou pela página do PIAPE.
Curso ‘Incapacidade comunicativa’ está com as inscrições abertas até 2 de julho A Pró-Reitoria de Extensão e a equipe do Programa de Extensão “Conhecendo para prevenir: os 7 Is da saúde do idoso” promovem curso “Incapacidade Comunicativa”. O público-alvo é composto por pessoas com mais de 50 anos. As inscrições vão até o dia 2 de julho. O curso vai de 5 a 30 de julho. A inscrição deve ser feita pelo link. O curso será através da plataforma BigBlueButton, totalmente online, gratuito, contando com encontros síncronos (toda quarta-feira, às 8h) e assíncronos. Mais informações: @conhecendoparaprevenir. Pesquisa Professor da UFSC lança livro sobre a música como elemento de conforto para pessoas que estão no fim de suas vidas A música como elemento de conforto e paz no âmbito físico e psicológico para as pessoas que estão no fim de suas vidas. Esse é o tema do livro Tanatomusicologia: música, espiritualidade e cuidado no fim da vida, lançado pelo professor da Coordenadoria Especial de Biociências e Saúde Única do campus de Curitibanos da UFSC Vladimir Araujo da Silva. A obra reconhece a música como recurso de cuidado em diferentes contextos, bem como os seus efeitos nas dimensões física, psicológica, social e espiritual dos seres humanos. Continue a leitura > >.
Grupo de pesquisa da UFSC Curitibanos promove simpósio em Ambiente e Saúde O grupo de pesquisa Análise Socioambiental no Planalto Catarinense (ASAM), da UFSC Curitibanos, nos dias 29 , 30 de junho e 01 de julho, o Simpósio Estadual em Ambiente e Saúde (SEAS -2021). O evento é totalmente virtual e tem como público alvo estudantes, pesquisadores e público em geral com afinidades com as temáticas Ambiente, Saúde e Desenvolvimento e Ambiente, Saúde e Educação. A programação é gratuita e ocorrerá pela plataforma Zoom para quem se inscrever, mas também será transmitido no YouTube e Facebook da UFSC Curitibanos.
Pesquisa sobre raciocínio clínico de estudantes da área da saúde entra na Fase II O Laboratório de Pesquisa e Tecnologia da Educação em Enfermagem e Saúde da Pós em Enfermagem da UFSC irá realizar a FASE II da pesquisa de avaliação do raciocínio clínico de estudantes da área da saúde da UFSC, com uso do instrumento Health Sciences Reasoning Test (HSRT). A pesquisa prevê a realização do teste de raciocínio clínico com 350 estudantes de cursos da área da saúde de universidades públicas e privadas, incluindo Enfermagem, Medicina, Odontologia e Farmácia. Também podem participar profissionais graduados e professores. Para participar, basta acessar o link e realizar sua inscrição. Mais informações pelo e-mail avaliacaoraciocinioclinicohsrt@gmail.com . Continue a leitura > >.
Pesquisador do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem lança o livro ‘Gays evangélicos: vivendo no front’ Doutorando em Ciências Humanas e pesquisador do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (Navi/UFSC), Vanrochris Vieira lança o livro Gays evangélicos: vivendo no front pela Editora Appris. A obra trata de quatro formas encontradas por igrejas e movimentos para lidar com a fé e a homossexualidade.Continue a leitura > >.
Pesquisador do HU-UFSC avalia impacto do SARS-Cov-2 sobre DNA de pacientes e risco de desenvolver câncer Uma pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário (HU-UFSC/Ebserh) tem o objetivo de identificar o impacto do vírus SARS-Cov-2 sobre o DNA de pacientes com casos graves de Covid-19 e verificar se estes pacientes têm um risco maior de desenvolver câncer por causa desta infecção. O estudo, chamado de “Análise de Instabilidade Genômica em Pacientes com Covid”, é conduzido pelo biólogo do HU e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFSC, Sharbel Weidner Maluf, e faz parte do projeto “Busca de marcadores genéticos e epigenéticos em pacientes com Covid”, desenvolvido por pesquisadores da UFSC. Continue a leitura > >.
Professor da UFSC participa de descoberta de estrela gigante ‘piscando’ na Via Láctea O professor Roberto Saito, do Departamento de Física da UFSC, participou da descoberta da estrela gigante VVV-WIT-08, que despertou interesse mundial ao aparentemente desaparecer por cerca de 200 dias, período em que perdeu cerca de 97% de seu brilho, e que depois voltou lentamente ao normal. O objeto está localizado próximo ao centro da Via Láctea e foi destaque em publicações da Universidade Cambridge, na Inglaterra, e nos periódicos ingleses The Guardian e Daily Maily. A descoberta também recebeu destaque da National Geographic, National Geographic Brasil, Exame Ciência e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Acompanhe outras notícias da UFSC UFSC na mídia Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br |
|
Para receber nossos boletins, clique aqui. |