Palestra aborda a tribologia como agente indutor de inovação na indústria

14/06/2021 16:36

O Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-45 ANP/UFSC) realiza nesta quarta-feira, 16 de junho, uma nova atividade de seu ciclo de palestras on-line, com o tema Tribologia: origem, definições e potencialidades. A live será transmitida pelo Youtube a partir das 13h. 

A Tribologia foi definida, na década de 1960, como “ciência e tecnologia de superfícies interagindo em movimento relativo e das práticas e assuntos associados”. Em função de sua multidisciplinaridade e forte transversalidade, constitui-se em ferramenta estratégica e privilegiada, bem como agente de inovação no desenvolvimento de materiais avançados para aplicação em todos os setores, em particular no Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. No evento, após definir a tribologia, historiar sua origem e indicar algumas de suas potencialidades, será ilustrada a aplicação da tribologia como agente indutor de inovação em vários setores industriais.

O palestrante é José Daniel Biasoli de Mello, professor titular emérito e fundador do Laboratório de Tribologia e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia, pesquisador 1A CNPq e professor visitante do Laboratório de Materiais (LabMat) da UFSC.

Tags: livePRH-45-ANPtribologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina