HU realiza ‘Primeiro Dia D de Prevenção do Câncer de Boca’
As equipes de Odontologia e Fonoaudiologia do Hospital Universitário da UFSC (HU-UFSC) vão receber pacientes, funcionários e visitantes da instituição nesta quinta-feira, 25 de julho, para o Primeiro Dia D de Prevenção do Câncer de Boca, numa ação que será realizada no hall no hospital, das 8 às 17 horas. A atividade faz parte da programação do Julho Verde, uma campanha nacional de prevenção para o câncer de cabeça e pescoço, que está em sua segunda edição no HU-UFSC.
De acordo com os organizadores do evento, os profissionais farão o rastreamento de lesões (diagnóstico precoce), avaliando as pessoas que passarem pelo hall do hospital. O trabalho será feito pelo grupo multiprofissional (Odontologia e Fonoaudiologia), cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos e estudantes de graduação e pós-graduação. Os profissionais farão exames e também prestarão esclarecimentos sobre a doença.
As pessoas que estiverem interessadas no diagnóstico precoce poderão ser avaliadas e, de acordo com o caso, receberão as orientações para encaminhamento.
Julho Verde
A campanha do Julho Verde está sendo organizada no Brasil pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) e várias organizações, visando a informar sobre o câncer de cabeça e pescoço, falando da promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação deste agravo que tem como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.
De acordo com os organizadores do Julho Verde, o tema deste ano faz uma referência ao fato de que estes cânceres, responsáveis por 10 mil mortes por ano no Brasil, afetam a qualidade de vida dos pacientes durante e após o tratamento, com comprometimento da fala, além de causar outras sequelas funcionais e psicológicas.
A programação deste ano foi marcada por diversas atividades científicas, como a realização do VI Fórum de Discussão em Diagnóstico Bucal da UFSC, além de uma atividade de imersão de profissionais da rede municipal de Florianópolis, que foram acompanhados pelos cirurgiões-dentistas Liliane Janete Grando, Marcus Setally Macena e Mariah Luz Lisboa no ambulatório do HU. As equipes realizaram também ações interativas e educativas de promoção da saúde nos corredores e ambulatórios do HU, onde profissionais e estudantes abordaram pacientes e visitantes para explicar formas de prevenção e tratamento do câncer de boca e pescoço.
De acordo com Marcus Setally, dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que no ano passado surgiram 11.200 novos casos de câncer da cavidade oral entre homens e 3.500 novos casos entre mulheres. Segundo ele, o câncer pode surgir como uma mancha vermelha, branca ou uma úlcera. “Por isso, são indicados o auto-exame da cavidade bucal e a frequente consulta com seu cirurgião-dentista e demais profissionais de saúde”, complementou. O objetivo principal do Julho Verde é alertar para a necessidade de diagnóstico precoce. Dados da ACBG indicam que em 60% dos casos, a doença já está mais avançada quando é descoberta, sendo que que as chances de cura são maiores se a doença for detectada no início.
Dentre as causas principais para o surgimento e desenvolvimento do câncer de boca destaca-se o tabagismo, o etilismo (câncer intrabucal) e a exposição à radiação solar (câncer de lábio), associado a fatores como hereditariedade, imunidade, estado nutricional, ocupação dentre outras condições cancerizáveis.
No HU-UFSC, a campanha está sendo conduzida pela Unidade Cérvico-facial, por meio dos serviços de Odontologia Hospitalar, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e pelo Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Informações e foto: Unidade de Comunicação do HU-UFSC