Cineclube Rogério Sganzerla exibe ‘O Leão de Sete Cabeças’ nesta terça
O Cineclube Rogério Sganzerla exibirá, nesta terça-feira, 9 de abril, às 19h, o filme “O Leão de Sete Cabeças”, de Glauber Rocha. Esta será a primeira exibição do Cineclube em 2019 e marcará o início da mostra que celebra os 80 anos do diretor. A sessão ocorre na sala de Projeção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), localizada no 1º andar do Bloco D – Sala 211. A sessão é gratuita, seguida por debate, e aberta para toda a comunidade.
Sinopse e detalhes
Com a edição do Ato Institucional Número Cinco, em 1968, o campo de audiovisual brasileiro entrara em uma fase turbulenta, onde os cineastas se viam com dificuldades para obter recursos e suas obras possuíam a constante possibilidade de censura. Um ano depois, Glauber Rocha produzira o filme O Dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), o qual o rendera o prêmio de melhor diretor no festival de Cannes. Esta premiação foi a peça chave para consagrar o diretor como o mais influente dos países subdesenvolvidos, recebendo propostas para filmar em diferentes países, como França, Espanha e Itália. Em 1969, Glauber se exila e parte para o Congo, produzindo O Leão das Sete Cabeças. O filme mostra o homem tri continental, refletindo a respeito da colonização nos países do ‘terceiro mundo’.
Seu título original Der Leone have sept cabeças, é composto por palavras do alemão, italiano, americano, francês e português, idioma dos colonizadores. Glauber descreve a obra como “uma história geral do colonialismo euro-americano na África, uma epopéia africana, preocupada em pensar do ponto de vista do homem do Terceiro Mundo, por oposição aos filmes comerciais que tratam de safáris, ao tipo de concepção dos brancos em relação àquele continente”.
Mais informações na página do Cineclube Rogério Sganzerla ou pelo e-mail cineclubesganzerla.cinema@contato.ufsc.br.