Associação de Monitores da Ação Gerontológica da UFSC comemora 25 anos de atividade
A Associação de Monitores da Ação Gerontológica da Universidade Federal de Santa Catarina (Amag/UFSC) comemorou seus 25 anos de funcionamento no dia 17 de agosto, no Templo Ecumênico. O evento reuniu mentores do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), entidades ligadas à defesa dos direitos da pessoa idosa, associados e amigos da Amag. O reitor Ubaldo Balthazar compareceu ao evento e não pôde permanecer por conta de outro compromisso no mesmo horário.
O evento foi iniciado com o Cerimonial de Ação de Graças e o grupo de canto Vozes da Ilha, regido por Nilzon Aguiar, enaltecendo com canções religiosas os bons valores cultivados na interação entre a comunidade, característica da Associação. Dando sequência à programação, os pastores Anildo Wilbert e Euclides Knob, em conjunto com o frei Evandro Aparecido de Souza, fizeram pronunciamentos religiosos em agradecimento às contribuições da Associação para a vida os idosos. As homenagens finais foram direcionadas aos ex-presidentes, coordenadores e equipe das gestões passadas, com a entrega de medalhas simbólicas para cada um, ou seus respectivos representantes. Dentre os homenageados, esteve presente o primeiro presidente da Amag, Miguel Anastácio Kotzias, 92 anos, que assumiu entre os anos de 1993 e 1996.
A atual presidente da Associação, Maria Aparecida Ferreira, empossada em março deste ano, ressalta a importância da convivência social entre os idosos em espaços como a Associação, como alternativa à tendência ao isolamento, uma vez encerrada a participação em meios sociais como a universidade ou o trabalho. Maria Aparecida, que preside a Amag entre os anos de 2018 e 2021, participava antes como sócia da organização, que funciona na maior parte com trabalho voluntário e apoio dos sócios, com contribuições financeiras para o funcionamento da Associação e do curso.
O curso de Monitores da Ação Gerontológica é um dos mais antigos da UFSC e completará em 2018, 27 anos. Direcionado para o público idoso, o curso compreende conhecimentos sobre o processo de viver e envelhecer, por meio de noções de Direito e Saúde, Filosofia e Antropologia. O engajamento dos idosos é positivo, afirma a coordenadora do Neti, Jordelina Schier, com participação ativa em ações socioeducativas e recreativas. Os participantes da Amag se reúnem para encontros, viagens e festas, mas também para levar as aprendizagens dentro da Universidade para a comunidade.“[Os alunos] são, na verdade, multiplicadores do conhecimento que eles adquirem no curso de Monitores da Ação Gerontológica”, conclui Jordelina.
Osmarina, 88 anos, é poetisa, com cinco livros publicados individualmente e quatro em parceria com outra autora e participa da Amag desde o início, por 25 anos. Participou durante seis anos como secretária da Associação, na gestão de Maria de Lourdes Cervi da Silva, segunda presidente da Amag, conhecida como “Dona Lola”. “Dona Osmarina”, como também é conhecida, acompanhou a maior parte das mudanças na Amag, desde a transição de salas, dentro da UFSC, à chegada do primeiro computador da Associação.
Nesse período, também participou de eventos por todo o país representando a Associação. Apenas em Santa Catarina, viajou por 27 cidades pela Amag. Osmarina faz parte de seis academias de Letras, as quais também fundou. A poetisa também coleciona o título de embaixadora da paz pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos.
Sobre os Monitores
O curso de monitores é um dos projetos mais antigos do Neti e pretende preparar as pessoas idosas para o processo de envelhecimento e proporcionar a integração entre os demais idosos e a comunidade. O curso tem duração de três anos e, em seguida, os profissionais podem atuar em áreas de ação social, como associações, fundações e ONGs. O Neti é referência nos estudos de graduação e pós-graduação a pessoas da terceira idade, com cursos, oficinas e projetos na área da Gerontologia.
Sobre a Amag
A Amag é uma entidade civil voltada aos interesses das pessoas idosas, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos. A atual gestão da entidade, eleita e empossada dia 28 de março de 2018, para o triênio 2018/2021, é composta por 15 membros, incluindo efetivos e suplentes.
A Amag foi criada em 01 de julho de 1993 pelos alunos do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica (CFMag), do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), egressos e integrantes do Núcleo. Ao longo desses 25 anos, a Associação tem estruturado suas ações na área da Gerontologia, incentivado projetos voltados à terceira idade e mantido intercâmbios com entidades afins, com as quais promove atividades sociais e culturais. Entre as ações desenvolvidas, a realização de viagens, passeios e visitas culturais e de lazer, nacionais e internacionais; festas comemorativas; parcerias com instituições como SESC, OAB e Clube Paula Ramos e visitas a instituições de acolhimento de idosos.
Podem fazer parte da Associação alunos do Neti e comunidade em geral. A adesão é feita mediante uma taxa trimestral de R$ 30,00 e não há limite para número de associados.
Erick Souza/Estagiário de Jornalismo/Agecom/UFSC
Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC