Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação inicia em 1º de agosto
A Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC será oficialmente iniciada em 1º de agosto, e seguirá as diretrizes estabelecidas na Resolução nº 82/2016/CUn. O prazo para a avaliação, que será realizada pelo Sistema Gestor de Avaliação de Desempenho (SIGAD), vai até 1º de setembro. Serão dois tipos de avaliação: a autoavaliação do servidor e a avaliação pela chefia imediata.
A avaliação não substitui o estágio probatório. Os objetivos da avaliação são fornecer indicadores que subsidiem o planejamento institucional; oportunizar o desenvolvimento dos servidores da instituição; identificar e avaliar o desempenho do servidor no cargo; apontar indicadores que possibilitem ações visando à melhoria dos processos de trabalho; subsidiar a elaboração dos programas de capacitação, bem como de dimensionamento das necessidades institucionais de pessoal e de políticas de saúde ocupacional; ampliar os canais de comunicação entre as equipes de trabalho; e subsidiar a concessão da progressão por mérito profissional.
Na autoavaliação, o próprio servidor explicita o julgamento sobre o seu desempenho, proporcionando a oportunidade de mútuo esclarecimento entre avaliador e avaliado, uma vez que a avaliação não fica somente sob a responsabilidade da chefia, e algumas divergências de percepção podem ser esclarecidas, com a possibilidade de orientação do avaliado por parte do gestor que avalia. A avaliação pela chefia imediata deve contemplar uma análise do desempenho do servidor na realização de suas atividades, considerando o desenvolvimento das suas competências durante todo o período a ser avaliado.
Confira o vídeo com as orientações:
Mais informações sobre o processo, incluindo legislação e o Manual da Avaliação de Desempenho, no site.