UFSC é a quinta melhor federal brasileira em ranking de universidades latino-americanas
O Times Higher Education World University Rankings (THE World University Rankings) publicou a segunda edição do Latin America University Rankings, que classifica as 81 melhores universidades latino-americanas. A UFSC ocupa a quinta posição entre as universidades federais brasileiras e a 15ª posição no geral. A Universidade caiu duas posições, mas melhorou o desempenho na pontuação geral do ranking, de 61,9 para 62,7.
O ranking da América Latina é baseado nos mesmo método do THE World University Rankings, com algumas adaptações. Foram utilizados critérios para avaliar as universidades, com indicadores de desempenho individuais, em todas as suas atividades: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
As categorias têm os seguintes pesos: “Ensino” (36%), considerando-se o ambiente de ensino; “Pesquisa” (34%), levando-se em conta volume, recursos e reputação; “Citações” (20%), o impacto da pesquisa; “Visão Internacional” (7,5%), que inclui o corpo docente, estudantes e pesquisa; e “Recursos Provenientes das Indústrias” (2,5%), transferência de conhecimento.
O Brasil foi o país com mais instituições entre os sete que figuram na lista: 32 universidades estão entre as melhores da América Latina – 17 federais, oito estaduais e sete privadas.