Aluna de Engenharia Aeroespacial recebe premiação em evento de iniciação científica e tecnológica
A graduanda da oitava fase de Engenharia Aeroespacial da UFSC Joinville, Marielle de Oliveira, obteve a segunda melhor colocação entre 140 artigos no XXVII CRICTE – Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. O evento, realizado em julho, dá oportunidade aos estudantes de toda a região sul de apresentarem trabalhos de iniciação científica e tecnológica em engenharia.
A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Polímeros e Materiais Compósitos do Centro Tecnológico de Joinville – UFSC, ao longo de doze meses. Marielle atuou no projeto como bolsista de iniciação científica e contou com a orientação dos professores Claudimir Carminatti e Derce Recouvreux e o apoio da também bolsista Letícia de Souza.
O estudo Production of bacterial cellulose using glycerol as carbon source analisou a produção de celulose bacteriana utilizando glicerol como fonte de carbono, uma vez que a fonte tradicional, a glicose, possui um custo elevado. A celulose bacteriana é um polímero com extensa aplicação devido a suas propriedades como biodegradabilidade, biocompatibilidade e alta capacidade de absorção de água, com aplicabilidade em indústrias, tais como alimentos, têxtil, biomédica e em áreas de engenharia que envolvem acústica e óptica. A partir dos resultados obtidos será possível reduzir os custos de produção da celulose bacteriana, o que permitirá o desenvolvimento de uma grande cadeia de aplicações desta em diversas áreas do cotidiano.
Para a jovem pesquisadora, o trabalho foi uma grande oportunidade conhecer áreas diferentes dentro da engenharia e o prêmio mostrou que apesar da estrutura de pesquisa ainda inicial, o Campus Joinville possui diversos laboratórios gerando grandes resultados em suas áreas de atuação. Marielle acrescentou ainda que a bolsa de iniciação científica foi essencial para que ela se mantivesse na universidade ao longo do curso e que pretende continuar trabalhando com pesquisa após terminar a graduação.