Evento na UFSC amplia discussão sobre integração linguística de países da América do Sul
A Universidade Federal de Santa Catarina sedia o 3º Congresso Internacional dos Professores das Línguas Oficiais do Mercosul (Ciplom) e também o 3º Encontro das Associações dos Professores das Línguas Oficiais do Mercosul (Eaplon). O evento tem como objetivo ampliar a discussão sobre a integração linguística de países da América do Sul. A abertura ocorreu nesta segunda-feira, 6 de junho, por volta das 11h no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos.
A terceira edição do Ciplom traz como tema “políticas de gestão do multilinguismo e integração regional,” e os problemas que são atendidos na agenda do congresso estão relacionados com os desafios dos países latino-americanos em conseguir integrar suas culturas e idiomas. O encontro é voltado para professores das línguas oficiais do Mercosul – Português, Espanhol e Guarani – pesquisadores e estudantes, principalmente, dos cursos de Letras e Relações Internacionais.
Desde a criação do Mercosul – bloco do qual fazem parte Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia – em 1991, diversos avanços foram conquistados nesse sentido, como a criação de uma lei na Argentina que torna o português uma língua de oferta obrigatória nas escolas de ensino fundamental, e de uma lei brasileira que torna obrigatória a oferta do espanhol no ensino médio.
O evento segue até o dia 10 de junho e a programação completa está disponível no site do Ciplom.
Bruno Rosa Ramos/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC