UFSC sedia evento de abertura do Mês da Diversidade

14/08/2015 17:28

A Universidade Federal de Santa Catarina sediou, na noite de 13 de agosto, o evento de abertura do Mês da Diversidade tendo como lema “Nada sobre nós sem nós: exigimos uma casa que garanta direitos e visibilidades!”.

A data, coincidentemente, foi muito especial para o movimento, já que o Conselho Universitário, em sessão na tarde desse dia, aprovou, por unanimidade, as modificações que ampliam e detalham direitos na resolução normativa 018, de 2012, que dispõe sobre o uso do nome social por travestis e transexuais para fins de inscrição no concurso vestibular e nos registros acadêmicos no âmbito da Universidade.

O evento foi promovido pelo Fórum Diversidade da Grande Florianópolis constituído por diversos coletivos, movimentos sociais, instituições, organizações e pessoas comprometidas com a Diversidade de Florianópolis com o objetivo da construção de uma comunicação ampla entre os segmentos e as esferas dos poderes público e privado.

Estiveram presentes representantes dos diversos segmentos que compõem o fórum além de autoridades dos governos municipal, estadual e legislativo catarinense. Na esfera federal estiveram presentes a reitora e vice-reitora da UFSC e o representante regional do Ministério da Cultura em Santa Catarina.

Nas falas das pessoas que compuseram a mesa foi destacada a importância do momento em que os componentes dos segmentos do fórum, ainda que anteriormente unidos pela causa, iniciavam uma nova etapa de formular e assinar propostas em conjunto.

Um tema recorrente entre os componentes da mesa como merecedor de vigilância e alerta é o do debate sobre o Plano Estadual de Educação no que concerne à questão de gênero, já que a Casa Civil do Estado excluiu a expressão “gênero”, que havia sido proposta. O Plano (que estabelece 19 metas para os próximos 10 anos para a educação em Santa Catarina) ainda está em debate e será discutido em audiência pública nesta terça-feira, dia 18 de agosto, às 9h na UFSC.

Roselane Neckel, reitora da UFSC, falou sobre a importância da preservação da democracia e do combate aos preconceitos que transitam em nossas vidas e cotidiano diante da onda conservadora mundial. Citou o filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) que observou, durante a Segunda Guerra Mundial, que o mundo não caminha sempre para frente, mas sim em redemoinhos que podem nos fazer voltar para trás. Daí, que as pessoas não podem se acomodar numa situação de aparente vitória e parar de lutar.

Programação do mês da Diversidade:

https://www.facebook.com/events/1622615264689300/

 Audiência Pública  sobre o Plano Estadual de Educação:

http://noticias.ufsc.br/2015/08/ufsc-promove-audiencia-sobre-plano-estadual-de-educacao-na-terca-feira-dia-18/

Leia  também:

http://noticias.ufsc.br/2015/08/conselho-universitario-modifica-resolucao-sobre-uso-do-nome-social-na-ufsc/

 Alita Diana/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
alita.diana@ufsc.br

 

 

 

Tags: Fórum Diversidade da Grande FlorianópolisMês da DiversidadeUFSC