TV UFSC estreia neste domingo ‘A Magia do Cinema da Ilha’
O filme “A Antropóloga” gera mais um fruto: acaba de ser finalizado o documentário “A Magia do Cinema na Ilha”, produzido pela TV UFSC, idealizado e dirigido pelo professor da UDESC Rafael Martini. A série com três capítulos de 26 minutos aborda todo o processo de preparação e filmagem da obra “A Antropóloga”, de Zeca Nunes Pires. A história é contada a partir de depoimentos da equipe de produção, do elenco e da comunidade.
A estreia do primeiro capítulo, “A Pré-Produção”, será neste domingo na TV UFSC, 3 de maio, às 19h15min. O episódio trata dos bastidores da preparação do filme, que foi rodado inteiramente na Costa da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O planejamento de qualquer audiovisual é uma etapa importante, mas no caso do filme “A Antropóloga” esta parte foi ainda mais complexa. Um dos motivos é que o local escolhido para as filmagens é de difícil acesso, só se chega por barco ou a pé, em uma caminhada de mais de uma hora por trilha. O episódio mostra os desafios de planejar as gravações, a escolha do elenco, os conceitos que nortearam a criação dos figurinos e maquiagem.
O segundo capítulo, “A Filmagem”, mostra a magia desta etapa da produção. O dramaturgo francês Jean-Claude Carriére a compara poeticamente como a transformação de uma larva em borboleta, do papel para a película. Ali está a magia, segundo Carriére. A filmagem foi realizada em 45 dias, de 1º de setembro a 15 de outubro de 2006. Participaram da produção cerca de 60 pessoas, entre equipe e elenco. Para muitos foi a primeira experiência em longa-metragem. O filme contou com a colaboração e a generosidade da comunidade da Costa da Lagoa. A economia local foi movimentada com a produção, que alugou casas, barcos e objetos para a cenografia. “Foram 45 dias inesquecíveis”, lembra a protagonista, Larissa Bracher, única atriz contratada de fora de Santa Catarina. A exibição deste episódio será no dia 10 de maio, domingo, às 19h15min.
O último episódio é o da “Finalização e Estreia”, que trata da montagem e dos ajustes finais, culminando com a chegada do filme aos cinemas comerciais da Ilha de Santa Catarina. A obra foi montada por Giba Assis Brasil, com música de Silvia Beraldo, finalização de som Léo Gomes e tendo a Casablanca/Teleimage como parceira na finalização do filme. “A Antropóloga” ficou quatro meses em cartaz nos cinemas comerciais de Florianópolis, foi exibido nacionalmente nos circuitos alternativos de cinema, participou de vários festivais de Cinema e até hoje é exibido em canais de televisão. O episódio final da série será exibido no dia 17 de maio, domingo, às 19h15min.
O filme “A Antropóloga” é o primeiro longa-metragem solo do cineasta Zeca Pires, autor de vários documentários e de curtas de ficção. Zeca Pires é funcionário do Núcleo de Produção da TVUFSC e atualmente está produzindo os documentários “Corredor das Nascentes” e “Anauê”.
Diretor da série “A Magia do Cinema da Ilha”,Rafael Martini é professor da UDESC e trabalhou no filme como gaffer, responsável pela iluminação do longa. O documentário é uma produção da TV UFSC, UNISUL, com o apoio da UDESC. Os capítulos tiveram imagens gravadas por Anderson Brito e Gustavo Moritz e foi editado por Carol Morgam, todos alunos do Curso de Cinema da UFSC.
:: Serviço:
O quê:
Estreia de “A Magia do Cinema na Ilha”, série de três episódios sobre o filme “A Antropóloga”
Quando:
– Episódio 1: “A Pré-Produção”: 3 de maio de 2015, 19h15min.
– Episódio 2: “A Filmagem”: 10 de maio de 2015, domingo, 19h15min.
– Episódio 3: “Finalização e Estreia”: 17 de maio de 2015, 19h15min.
Como assistir: a TV UFSC pode ser sintonizada pelo canal 15 da NET Florianópolis e pelo canal 63.1, aberto e digital, na Grande Florianópolis.
Mais informações: http://tv.ufsc.br/programas/a-magia-do-cinema-na-ilha/