Pesquisa busca mapear práticas juvenis na internet
O questionário da Pesquisa Nacional Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência está disponível para respostas até o dia 30 de setembro. Elaborado pela Rede Brasil Conectado, grupo formado por pesquisadores de universidades de todo o país, o estudo visa mapear o consumo dos meios de comunicação, com ênfase em plataformas digitais, e investigar as práticas, fluxos e rituais na internet de jovens entre 18 e 24 anos.
O questionário envolve perguntas sobre o uso de redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos, visando comparar resultados das diferentes regiões, a fim de conhecer a diversidade brasileira.
A página do questionário estará disponível no endereço eletrônico da Rede Brasil Conectado: www.redebrasilconectado.com.br.
A Rede é coordenada pela professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e conta com equipes em 26 estados mais o Distrito Federal. A equipe catarinense é coordenada pela professora Maria José Baldessar (Jornalismo/UFSC) e pelo professor Giovani Pires (Educação Física/UFSC).
A pesquisa foi iniciada em 2012 e já mapeou as práticas de consumo cultural e midiático de jovens da classe C, bem como suas atividades no Facebook. O questionário que será lançado é a última etapa da investigação que pretende construir um mapa das relações entre os jovens e a mídia. Os resultados da pesquisa serão amplamente divulgados em 2015. Mais informações no site redebrasilconectado.wordpress.com.






























