Homenagem aos 34 anos da Novembrada na TV UFSC

29/11/2013 17:14
TV UFSC exibe o filme Novembrada

Lima Duarte interpreta o General João Figueiredo

No final dos anos 70 o Brasil já via os primeiros sinais de fumaça de uma abertura política. Cogitava-se que o presidente que sucederia João Baptista Figueiredo poderia ser um civil depois de quinze anos do golpe militar. No dia 30 de novembro de 1979, a capital de Santa Catarina receberia o então presidente Figueiredo que participaria de solenidades oficiais. O que o governo militar não esperava era o protesto de cerca de 4 mil pessoas, formados principalmente por estudantes e organizado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. No trajeto entre o Palácio Cruz e Sousa e o tradicional café “Senadinho”, Figueiredo foi hostilizado e respondeu às provocações, o que gerou ainda mais confusão. A manifestação foi abafada pela Polícia Militar e sete estudantes foram indiciados pela Lei de Segurança Nacional.

Novembrada, como ficou conhecido o episódio, foi o tema do curta-metragem de mesmo nome do diretor Eduardo Paredes, produzido em 1998. A obra resgata os fatos que antecederam a revolta popular e a reação do general à manifestação que pedia o fim da ditadura no país. 1.200 figurantes participaram do curta, que contou com a interpretação de Lima Duarte na pele do presidente João Figueiredo.

Para homenagear os 34 anos da revolta que marcou a história da cidade de Florianópolis e o governo militar, a TV UFSC exibe o filme Novembrada, às 19h50, o making of inédito do curta às 20h05, seguido do UFSC Entrevista especial com o cineasta Eduardo Paredes, às 20h30.

Jornalista e diretor, Paredes dirigiu, além de Novembrada, produzido em 1998, o curta-metragem Desterro, em 1992, que retrata a revolução federalista do sul do país. Os dois curtas renderam a Paredes quatro Kikitos, premiação do Festival de Cinema de Gramado, incluindo o de melhor filme por júri popular para Novembrada.

A Novembrada também está sendo lembrada em uma exposição de fotos na Casa da Memória e nas dependências da TV UFSC. São imagens históricas dos fotógrafos Rivaldo Souza, Orestes Araújo, James Tavares, Laureci Cordeiro, Lourival Bento, Tarcísio Mattos, Dario de Almeida Prado e Celso Martins.

Especial sobre o Coral da UFSC

No domingo, dia 1º, o destaque fica para a exibição do programa especial Coral da UFSC, dirigido por Zeca Pires. Fundado em janeiro de 1963 e que participa ativamente de diversos projetos artístico-culturais e de eventos promovidos pela comunidade universitária, apresentando um repertório de compositores brasileiros ou não. Por ele já passaram mais de 2300 cantores, entre nacionais e internacionais.

Formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, além de integrantes da comunidade externa, já esteve sob a regência do então padre Agostinho Stähelin e do maestro José Acácio Santana. Nesse período gravou 07 discos LPs e 02 CDs; encenou uma ópera e diversos oratórios; gravou especiais para TV; apresentou-se em inúmeras cidades brasileiras e fez uma “tournée” pela Europa. De 1997 ao inicio de 2004, foi regido pela professora Maria Severina Borges Mendes e hoje é coordenado regente Miriam Moritz.

Especial Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro

Episódio Feira Industrial e Agrícola de Belo Horizonte é um trecho de um longa metragem sobre a feira que ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre agosto e outubro de 1932. Como destaque estão as imagens da Companhia Belgo-Mineira, que mostram as oficinas, vila operária, escritórios e estande da companhia na Feira. Igino Bonfioli era produtor e cinegrafista que trabalha em Minas Gerais desde o início da década de 20, quando produziu o longa de enredo Canção da Primavera (1923). Firmou-se economicamente como realizador de documentários e cinejornais. O curta é exibido no sábado, às 14h, seguido do último episódio do bloco temático Ciências (mesmo ocultas) e Riquezas, sobre o Instituto Butantan, às 14h20. Ícone da modernidade científica paulista, o instituto foi criado em 1901 e deve ao mineiro Vital Brazil seu renome pelo desenvolvimento dos diversos tipos de soro antiofídico. O fragmento mostra a preparação do soro pela progressiva imunização de um cavalo e as etapas de produção da vacina.

Final do Campeonato Brasileiro Série C

Após o empate em 0 a 0 na primeira partida da final do Brasileirão Série C, o Santa Cruz (PE) recebe no Arruda o Sampaio Corrêa (MA) neste domingo, 1º de dezembro, às 17h, no último jogo da decisão. O time do Maranhão precisa apenas de um empate com gols para receber o título de campeão da Série C. Além do Santa Cruz e Sampaio Corrêa, o Luverdense (MT) e Vila Nova (GO) garantiram o acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2014.

A transmissão da partida que coroa o time campeão da Série C deste ano começa às 16h30, ao vivo, na TV UFSC.

Natália Porto/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC

 

Tags: Eduardo ParedesNovembradaTV UFSC