UFSC firma convênio com universidade de Shangai para intercâmbios e pesquisas

Professor Werner Krauss e professor Gu Chunhua, presidente da SUEP, apertam as mãos depois de assinado o termo. Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oficializou, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, um convênio com a Shangai University of Electric Power (SUEP), da China. A parceria abre caminho para intercâmbio de estudantes e professores, além de cooperação para desenvolvimento de pesquisas.
Representantes da universidade chinesa visitaram, nesta quarta-feira, o Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, acompanhados de equipe da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter). No final da manhã, a comitiva posou para fotos em frente ao mural da Reitoria e subiu ao gabinete para assinar o convênio.
O professor Werner Krauss, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, representou o reitor, e recebeu o presidente da SUEP, professor Gu Chunhua, e a comitiva chinesa. Eles assinaram o convênio e trocaram presentes no Gabinete da Reitoria. À tarde, os professores visitantes seguiram para o Centro Tecnológico (CTC), onde conheceram laboratórios. O convênio é coordenado pela professora Kátia Almeida, do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, do Centro Tecnológico (CTC), da UFSC.
Escola de Verão e prêmio

Professor Gu Chunhua posa ao lado dos estudantes Fernanda e Lucas, que estiverem entre os primeiros da UFSC a conhecer oficialmente a SUEP. Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC
Conforme Fernanda Leal, secretária pro tempore da Sinter/UFSC, o professor aposentado Ivo Barbi, do CTC/UFSC, foi quem fez os contatos com a SUEP. A partir daí, a Sinter começou a negociação do convênio.
A SUEP abriu inicialmente três vagas para estudantes da UFSC participarem de uma Escola de Verão na China, antes mesmo da assinatura do termo. Com o auxílio do Instituto de Estudos sobre a China (ICHIN) da UFSC, a Sinter promoveu uma chamada interna. Ao final, quatro estudantes foram selecionados e a SUEP aceitou receber mais um.
Entre eles, estavam Fernanda Morais, 26 anos, e Lucas da Rosa, 24 anos. Ambos cursam Engenharia Elétrica na UFSC e, graças ao contato com a SUEP, puderam passar um mês na universidade chinesa.
Fernanda está na 9ª fase do curso e Lucas está na 10ª fase. Na quarta-feira, eles acompanharam a comitiva da SUEP e lembraram os dias no país asiático. Ambos elogiaram a infraestrutura do campus de lá e classificaram a experiência na China como “muito rica”. Fernanda até conquistou o primeiro lugar em uma competição durante sua estada na SUEP.
Após a assinatura do convênio no Gabinete da Reitoria, em Florianópolis, o professor Werner Krauss convidou a comitiva chinesa para um café. Os visitantes se sentaram à mesa uma vez mais e conversaram um pouco mais antes de seguir com a agenda do dia.
Galeria de fotos
Fotos: Salvador Gomes/Agecom/UFSC


















