Instituto de Administração Universitária da UFSC colabora com livro sobre educação superior nas Américas
O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (Inpeau/UFSC) colaborou com livro Las universidades públicas en las Américas: desafíos compartidos y desarrollos institucionales, lançado em 15 de outubro, na Costa Rica, durante o Congreso de las Américas sobre Educación Superior (CAEI2025), promovido pela Organización Universitaria Interamericana (OUI). O capítulo Las universidades públicas y la educación superior en Brasil: evolución, desafíos y tendencias é assinado por Graziele Alano Gesser, Fernanda Cristina da Silva, Pedro Antônio de Melo e Thiago Luiz de Oliveira Cabral – docente e pesquisadores vinculados ao Inpeau.
A obra, organizada por Óscar Garrido Álvarez (Universidad de Los Lagos), Claudio Rivera Mercado (Universidad de Los Lagos), Leticia Jiménez González (OUI) e Omar Altamirano Ojeda (Universidad de Los Lagos), reúne capítulos que apresentam visões de reitores e pesquisadores de universidades públicas de diferentes países, com o objetivo de oferecer uma perspectiva ampla sobre os impactos das políticas públicas na educação superior das Américas.
O capítulo dos integrantes do Inpeau apresenta um panorama da educação superior pública no Brasil, incluindo sua evolução histórica, e destaca dados estatísticos referentes ao período de 2000 a 2023. O texto evidencia a expansão do acesso impulsionada por políticas públicas, mas também a consolidação de um modelo marcado pelo predomínio do setor privado, enquanto as universidades públicas concentram a maior parte da produção científica nacional. O capítulo discute desafios como subfinanciamento, pressão por desempenho e mercantilização, além de tendências relacionadas à inovação, internacionalização e governança democrática. Acesse o texto na íntegra aqui.
Segundo o instituto, o trabalho reforça a atuação do Inpeau em discussões internacionais sobre gestão universitária, ampliando sua presença em produções acadêmicas internacionais.O lançamento da obra representa um marco importante para o fortalecimento de redes de cooperação e para o intercâmbio de conhecimentos entre instituições de diferentes países.
O livro está disponível na íntegra aqui.
Mais informações na página do INPEAU.
























