Robô da UFSC que ‘enxerga’ sob a água é o único sulamericano em competição internacional nos EUA

08/09/2025 11:23

Ivy é um veículo autônomo subaquático criado pela equipe Terra, projeto de extensão da UFSC Joinville. Foto: Divulgação/UFSC Joinville

A equipe Terra, projeto de extensão do Departamento de Engenharias da Mobilidade do Campus de Joinville, representou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Brasil na RoboSub, competição internacional de robótica realizada em agosto em Irvine, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O grupo desenvolveu um AUV (sigla em inglês para veículo autônomo subaquático), apelidado de Ivy, equipado com inteligência artificial para detectar objetos no ambiente aquático. A equipe foi a única da América do Sul a participar da modalidade presencial da competição nos Estados Unidos.

Com capacidade de reconhecimento de imagem e tomada de decisão, a tecnologia também contribui para pesquisas relacionadas à preservação de espécies nos recifes e à conservação ambiental, informou a equipe Terra.

O veículo Ivy tem potencial para atuar em diversas áreas, incluindo inspeção de casco de embarcações em regiões portuárias sem precisar colocar barcos e navios em uma doca seca, coleta de dados e amostras para pesquisa científica acerca do ambiente e suas espécies monitoramento de leitos e animais marinhos, operações em locais de difícil acesso e até mesmo em missões de busca, conforme a equipe Terra.

Além de detectar objetos, Yvy possui sistemas de controle que, em versões futuras, ainda em desenvolvimento, poderão permitir que a máquina interaja fisicamente com o ambiente. Isso pode fazer com que, por exemplo, o Yvy colete itens com uma garra.

Veículo funciona de forma autônoma

Estudantes de engenharia naval Elisa Silva e Rafael Rui e o estudante de engenharia automotiva Pedro Strieder, diretor da área de mecânica na equipe Terra, na RoboSub. Foto: Divulgação/UFSC Joinville

O veículo, embora ainda inicial, foi projetado para operar de forma autônoma, servindo de base para aprimoramentos futuros. A construção foi feita por estudantes, sob coordenação de projeto do professor Andrea Piga Carboni, com o apoio das professoras Anelize Zomkowski Salvi e Tamiris Grossl Bade. A Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) deu suporte financeiro ao projeto, que teve também colaboração da Connor Soluções.

Durante a competição RoboSub, de 11 a 17 de agosto, o Ivy passou na etapa de inspeção. No entanto, teve um problema com uma bateria adquirida nos Estados Unidos durante a competição. Os brasileiros acabaram pontuando apenas no critério de atividade extra. No entanto, a equipe Terra informou que vivenciou trocas de conhecimento com times experientes, que ofereceram apoio desde a adaptação de ferramentas ao padrão norte-americano até contribuições técnicas durante os desafios da competição.

Boa colocação em outras competições

A equipe Terra já teve bons resultados em outras competições. Na COBRUF 2019 – competição que reúne equipe de produção de tecnologia para uso em diferentes ambientes –  a equipe da UFSC Joinville ficou em primeiro lugar tanto na categoria COBRUF Subspace como na colocação geral, além de prêmios em excelência em igualdade de gênero, divulgação educacional, desenvolvimento ágil, entre outros. Na RoboSub 2022, devido à pandemia do Covid-19, a equipe Terra participou apenas de forma online, portanto não participou da semi-final e final. Nessa edição, conquistou o 23º lugar de 39 participantes.

 

 

Tags: Campus de JoinvilleDepartamento de Engenharias da MobilidadeEquipe Terrainteligência artificialRoboSubUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinaveículo autônomo subaquático