Nota de pesar: falece Marcos Aires de Brito, professor aposentado do Departamento de Química da UFSC

04/09/2025 12:10

Professor Marcos Aires de Brito, que faleceu nesta quinta-feira, 04 de setembro. Foto: Arquivo Pessoal.

É com profundo pesar que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica o falecimento do professor Marcos Aires de Brito, aposentado do Departamento de Química, ocorrido na madrugada de 4 de setembro de 2025, aos 73 anos (31/10/1952 – 04/09/2025).

Brito dedicou sua vida ao ensino e à divulgação científica. Mesmo após a aposentadoria, permaneceu ativo na área de Ensino de Química, escrevendo e publicando diversos livros — muitas vezes custeados com recursos próprios — sempre com o mesmo entusiasmo e compromisso que marcaram sua carreira.

Carreira

Em 14 de junho de 2023, na sede da Apufsc-Sindical, no campus de Florianópolis, o professor compartilhou com colegas e amigos sua trajetória na universidade, além de apresentar um panorama das obras que vinha publicando. Graduado em Química pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestre em Química (Físico-Química) pela UFSC (1981) e doutor em Química (Inorgânica/Bioinorgânica) também pela UFSC (1994), iniciou sua carreira docente no Departamento de Química da UFSC em 1976, sendo um dos fundadores do curso.

Em 1995 começou a se dedicar à escrita, elaborando apostilas de Química para o Ensino Médio por meio de programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Seguiu nesse trabalho até a aposentadoria, em 2014. Mesmo aposentado, Brito continuou a escrever, produzindo obras como a coleção em quatro volumes “Série Didática para o Apoio à Formação de Professores de Química” (2018–2023), além dos livros “Historinhas da Minha Vida” (2021), uma biografia em forma de contos, “Fábulas Científicas” (2022) e “Química para Todos” (2023).

No capítulo final de  “Historinhas da Minha Vida”, intitulado “Um bando de doidos”, ele descreve sua despedida da UFSC com palavras que resumem sua dedicação: “Eu quis homenagear meus colegas, batalhadores. Éramos doidos porque a gente deixava de conviver com a nossa família para se dedicar ao desenvolvimento do Departamento de Química.” O legado do professor Marcos Aires de Brito permanecerá vivo em suas obras, em sua contribuição inestimável ao ensino de Química e na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

A Universidade e toda a sua comunidade expressam seu luto e solidarizam-se com a família e amigos do professor Marcos neste momento de dor.

*Texto com informações dos professores Valdir Rosa Correia e Nito Debacher.

Tags: ensino de químicafalecimentoMarcos Aires de BritoNota de pesarquímicaUFSC