UFSC lança Manual de Saúde Mental para estudantes universitários

26/08/2025 16:17

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou recentemente o Manual de Saúde Mental: um guia para o estudante, que está também disponível em uma versão interativa. A publicação tem como objetivo fornecer informações acessíveis sobre comportamentos relacionados ao estilo de vida e à saúde mental. Além disso, lista recursos de acolhimento disponíveis para estudantes universitários, contribuindo para a promoção do bem-estar e a prevenção de problemas relacionados à saúde mental.

O manual fornece informações sobre lugares, endereços, contatos e projetos na UFSC e em Florianópolis que focam na saúde mental. Ele explica onde é possível encontrar redes de apoio e acolhimento, além de links que podem ajudar na vida acadêmica. Um exemplo é o Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), que oferece atendimentos gratuitos para estudantes, professores e servidores, tanto da Universidade quanto da comunidade externa. Também fala sobre atendimentos gratuitos oferecidos pelo Serviço Único de Saúde (SUS), como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Elaborado pelo estudante Jhonatan Wélington Pereira Gaia, doutorando em Educação Física na UFSC, o manual foi desenvolvido através de parceria entre o Grupo de Pesquisa em Motivação e Movimento Humano (Motus/UFSC) e o Estudo sobre estilo de vida e saúde mental do estudante universitário (UniLife-M).

O professor Thiago Sousa Matias (UFSC), a professora Andrea Camaz Deslandes (UFRJ) e o professor Felipe Barreto Shuch (UFSM) coordenaram a elaboração do manual.

Projeto com outras universidades

O projeto é parte de uma série de publicações desenvolvidas por diversos centros universitários participantes do UniLife-M, incluindo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de São Paulo (USP). 

O projeto UniLife-M tem como objetivo entender como os hábitos de vida e a saúde mental dos estudantes mudam ao longo do tempo durante a sua trajetória acadêmica, e como essas mudanças estão relacionadas. 

A iniciativa visa fortalecer uma rede colaborativa de cuidado dentro da universidade e alcançar o público estudantil de forma ampla e efetiva.

Tags: apoio psicólogicoatendimento públicocomunidade universitáriaestudantemanualSaúde MentalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina