Projeto Meninas na Ciência da UFSC forma equipes para programa de caça a asteroides

06/08/2025 17:02

O projeto de extensão Meninas na Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está organizando a formação de equipes, inscrição das participantes e treinamentos para as campanhas de agosto e setembro do Programa Caça Asteroides, parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o International Astronomical Search Collaboration (IASC), parceiro da agência espacial norte-americana Nasa.

Nos últimos dois anos, as equipes do Meninas na Ciência já tiveram mais de 100 participantes e totalizaram 18 detecções de asteroides.

Podem se inscrever mulheres e meninas a partir de 13 anos de qualquer nível de ensino e escolaridade, de todo o Brasil. A maioria das atividades é realizada de forma on-line, com uso de computador com sistema operacional Windows e internet. As participantes que moram em Florianópolis ou região podem utilizar os equipamentos do laboratório de informática do Departamento de Física do campus da Trindade da UFSC, em horários pré-estabelecidos.

As inscrições devem ser feitas até 12 de agosto, pelo formulário on-line. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

A previsão de início das atividades é dia 18 de agosto (treinamentos on-line, gravados e/ou presenciais), análises de 18 de agosto a 12 de setembro (campanha de agosto) ou então a partir de 15 de setembro (campanha de setembro). As participantes devem dedicar em média de 2 a 3 horas semanais, de forma totalmente on-line.

Saiba mais na página do projeto Meninas na Ciência da UFSC

Tags: asteroidesCaça Asteroides MCTIMeninas na CiênciaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina