Equipes do ‘Meninas na Ciência’ são medalhistas em campanha de caça a asteroides da Nasa

Professora Débora Peres Menezes recebe medalhas em nome do projeto Meninas na Ciência da UFSC, em Brasília. Foto: reprodução/Instagram @meninasnaciencia_ufsc
Quatro equipes do projeto de extensão Meninas na Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram premiadas no programa Caça Asteroides MCTI no último sábado, 9 de novembro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC) da Nasa, sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) e do Observatório Nacional (ON-MCTI).
Lideradas pelas estudantes de graduação e mestrado da UFSC Ana Lindsey Fernandes, Ana Isadora Martins, Anna Carolina Momm e Gabriela Gauche, as quatro equipes detectaram dez candidatos a asteroides durante o programa deste ano, que, se confirmados, poderão ser nomeados pelas participantes.
Segundo a coordenadora do Meninas na Ciência, professora Gabriela Kaiana Ferreira, do Departamento de Física, as conquistas se somam a oito detecções realizadas no ano passado e já são um importante marco na história do projeto. “Esta não é apenas uma conquista do projeto Meninas na Ciência da UFSC, mas sim uma conquista de todas as meninas e mulheres que desejam seguir uma profissão e carreira científica nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e, ainda mais, uma conquista para a ciência”, afirma.
Anualmente, os participantes das equipes com pelo menos uma detecção são reconhecidas pelas suas observações com o recebimento de medalhas do Caça Asteroides MCTI. As medalhas conquistadas pelas equipes da UFSC foram recebidas pela professora Débora Peres Menezes, atual diretora de Avaliação de Resultados e Soluções Digitais do CNPq, membra da Academia Brasileira de Ciências (ABC), coordenadora do canal de divulgação científica Mulheres na Ciência e apoiadora do projeto.
Ao todo, 11 equipes lideradas por professoras e estudantes da UFSC participaram em conjunto desta edição do programa. “Todas as equipes se dedicaram à caçada, mas como cada equipe recebe um conjunto de dados de imagens específico do telescópio, muitas vezes não se encontra nenhum asteroide nas imagens analisadas”, explica Gabriela.
Sobre o Meninas na Ciência
O Meninas na Ciência é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Física da UFSC. Criado em 2020, tem como objetivo estimular o interesse de meninas e mulheres pelas Ciências Exatas e Tecnologias, bem como incentivar a busca por profissões e carreiras científicas. O projeto é coordenado pela professora Gabriela Kaiana Ferreira e conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias, que desenvolvem uma série de atividades envolvendo divulgação científica e combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres em determinadas áreas.
A iniciativa busca divulgar as possibilidades profissionais de carreiras nas Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias para as meninas e mulheres, oportunizando às alunas o contato direto com a prática científica e, por consequência, contribuindo para o envolvimento das estudantes em atividades que busquem desenvolver suas habilidades em um espaço que lhe seja assegurado condições de igualdade de gênero.
Para mais informações, acesse a página do Meninas na Ciência.