Em carta na Sicence, cientistas da UFSC destacam que PL da Devastação fortalece criminalidade na Amazônia

08/08/2025 14:44

O Projeto de Lei 2159/2021, conhecido popularmente como PL da Devastação, reforça a expansão do crime organizado na região e deve contribuir para levar a Amazônia a cruzar um ponto de não retorno. O alerta foi publicado por dois pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta quinta-feira, 7 de agosto, na Science, uma das revista científica mais prestigiadas do mundo. Assinada por André Giles e Bernardo Flores, pós-doutorandos nos Programas de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais e em Ecologia da UFSC, respectivamente, a carta pediu que o presidente Lula vetasse o projeto, e que o Congresso e o Supremo Tribunal Federal atuem para impedir sua implementação. 

O documento destaca que as organizações criminosas se beneficiam de economias e mercados ilegais baseados no narcotráfico, na grilagem de terras e na lavagem de dinheiro e ativos ambientais. Estão, também, intimamente associadas à mineração ilegal, à exploração madeireira, ao tráfico de animais silvestres, à pesca predatória, às queimadas e ao desmatamento. De acordo com os cientistas, o PL pode enfraquecer severamente a governança ambiental, além de permitir que o crime organizado conquiste mais riqueza, território e poder político, com consequências desastrosas para os ecossistemas, os meios de subsistência locais e os povos indígenas.

Leia a carta na íntegra (em inglês).

Tags: AmazôniaPrograma de Pós-Graduação em EcologiaPrograma de Pós-Graduação em Recursos Genéticos VegetaisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina