CCA/UFSC celebra 50 anos no ‘Floripa Rural: um Dia de Campo na Cidade’ com atividades para o público

Evento reúne entidades do setor localizadas no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Foto: Divulgação/Floripa Rural
Dois dias de evento, com exposições, oficinas e atividades interativas que revelam como o campo transforma positivamente a vida nas cidades. Esse é o mote do Floripa Rural: um Dia de Campo na Cidade, evento organizado pelo Centro de Ciência Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC), em parceria com entidades do setor. As atividades serão promovidas nesta sexta-feira e neste sábado, 15 e 16 de agosto, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. O evento também é parte das comemorações dos 50 anos do CCA.
O Floripa Rural é gratuito e voltado à comunidade da Grande Florianópolis, proporcionando uma imersão no universo rural. É promovido por seis instituições: Centro de Ciências Agrárias da UFSC (CCA/UFSC), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Prefeitura de Florianópolis (por meio do Jardim Botânico) e Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).
Visita guiada, exposições e outras atividades
No Floripa Rural, as instituições ligadas às Ciências Agrárias, instaladas ao longo da Avenida Admar Gonzaga, abrirão suas portas simultaneamente, oferecendo ao público uma oportunidade de visitação e interação com o setor. A experiência conectará o percurso entre o Jardim Botânico e a Cidasc, passando por pontos temáticos, com visitas guiadas, exposições, palestras e atividades interativas. O público poderá conhecer de perto a origem dos alimentos, práticas sustentáveis no campo e os impactos positivos da agropecuária na vida urbana, incluindo atividades voltadas à aquicultura.
A programação também celebra marcos históricos de três instituições da rota:
- 50 anos de pesquisa da Epagri
- 50 anos do CCA/UFSC
- 20 anos do Icasa
De acordo com os organizadores, a proposta é mostrar o meio século de dedicação do CCA/UFSC à formação, à pesquisa, à extensão e ao compromisso com a transformação social e ambiental do estado e do país.
“Vínculos profundos com o meio rural catarinense”, cita direção do CCA/UFSC
Em comunicado, a professora Marlene Grade e o professor Arcângelo Loss, da direção do CCA/UFSC, escreveram que se trata de uma “história que foi se consolidando ao longo das décadas, construindo uma identidade própria e vínculos profundos com o meio rural catarinense. Nestes 50 anos, construímos uma trajetória marcada pelo esforço constante de aliar conhecimento científico à vida real dos territórios, especialmente os rurais. Valorizamos a agricultura familiar, a agroecologia, a inovação sustentável e o diálogo com os saberes. Em tempos de colapso climático e degradação dos ecossistemas, é urgente que mudemos as bases da nossa matriz produtiva. Precisamos cuidar do planeta como quem cuida de nossa própria casa. Precisamos respeitar o solo, a água, o ar, as florestas, os animais, as sementes e as plantas — não como recursos a serem explorados, mas como elementos e espécies com as quais compartilhamos esta breve e preciosa experiência de viver”.
Ainda conforme a manifestação da direção do CCA/UFSC, “é nesse espírito que celebramos o Floripa Rural. Esse evento, que emerge do esforço coletivo entre instituições do Universo Agrário em Florianópolis. Esse coletivo se desdobra em um universo inteiro de conexões. Conexões que se fazem também entre ciência e tradição, entre saúde e agricultura, entre cuidado e desenvolvimento de Santa Catarina.”
Durante o Floripa Rural, a comunidade acadêmica do CCA/UFSC estará reunida para mostrar à sociedade seu impacto social, científico e sustentável, em uma programação preparada para aproximar o público das Ciências Agrárias.
Público poderá participar nos dois dias
Nesta sexta-feira, 15 de agosto, a programação será das 8h30 às 17h30, com abertura oficial às 12h no Jardim Botânico. O foco será nos estudantes da Grande Florianópolis, previamente cadastrados, que seguirão um roteiro lúdico e educativo inspirado em uma história em quadrinhos inédita. Eles iniciarão a visita no Jardim Botânico, receberão o Passaporte Aventuras do Campo e, a cada um dos cinco pontos de visitação, ganharão um selo. Ao completar a cartela, receberão um brinde especial. Apesar do foco escolar, o evento também estará aberto a visitantes espontâneos neste dia.
No sábado, 16 de agosto, a programação será das 9h às 17h, aberta ao público em geral, com foco em famílias e grupos comunitários. As crianças também poderão retirar o passaporte em qualquer ponto do percurso e trocá-lo por brindes ao completar a cartela. Além disso, no CCA/UFSC haverá pintura facial temática e o Estande de Egressos e Espaço de Convivência, reunindo gerações de docentes, técnicos, estudantes e ex-alunos.
No espaço dos egressos, haverá rodas de conversa, oficinas, exposições e degustações preparadas por ex-alunos, além de um momento para coletar mensagens, fotos e memórias da história do CCA/UFSC — registros que farão parte do site comemorativo dos 50 anos, a ser lançado em dezembro, como uma cápsula do tempo digital acessível a qualquer momento.
Veja mais sobre a programação do Floripa Rural no CCA/UFSC.
Conheça também o Instagram do evento.
Acompanhe mais da programação no Instagram do CCA/UFSC.