Egressa de Engenharia Ferroviária e Metroviária recebe prêmio de inovação da ANTT

12/12/2024 10:00

Laura implementou um projeto considerado destaque pela ANTT (Reprodução ANTT)

A egressa do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da Universidade Federal de Santa Catarina, Laura Dacoréggio Volpato Braz, recebeu, na última quarta-feira, 10 de dezembro, o Prêmio Destaques ANTT 2024 na categoria Inovação e Tecnologia, como representantes da empresa RUMO Malha Paulista. A premiação da Agência Nacional de Transportes Terrestres é uma das principais iniciativas voltadas à qualidade e inovação no transporte terrestre regulado pela Agência.

O trabalho premiado foi o Portal de câmeras – Inspeção de vagões por imagem. “Fui contratada especificamente para o projeto de inspeção por imagem, a princípio para implementar na operação sul. Mas deu muito certo, e aí surgiu a demanda de implementar o projeto na operação norte também, em uma escala bem maior”, explica Laura.

De acordo com ela, o processo de inspeção dos vagões hoje é feito em campo, com o trem parado, e uma equipe de cerca de seis pessoas percorre a composição inteira inspecionando vagão a vagão. “A ideia do projeto é tornar essa inspeção remota, o que melhora a qualidade da inspeção, e economiza tempo, pois não precisamos ter o trem parado pra inspecionar, aumentando a produtividade”, explica. O tempo poupado com o projeto é de 25 minutos a cada trem que circula na malha.

Para executar o projeto, um conjunto de câmeras industriais, de alta resolução, são instaladas na via formando um portal, captando imagens do trem por todos os ângulos, junto com um sistema de iluminação. “Essas imagens são consumidas em um software desenvolvido especificamente para essa finalidade, totalmente personalizado para nossa necessidade”, complementa. A solução, executada por conta própria pela empresa, também acabou sendo mais econômica do que se fosse comprada.

Laura se formou na UFSC em 2018 e também fez mestrado na instituição, em Engenharia e Ciências Mecânicas. Em 2022, começou a trabalhar na RUMO, operadora logística ferroviária. “O curso me preparou muito bem. Não teve nada com que eu me deparei aqui dentro da empresa que eu não tenha visto na faculdade”, conta ela, entusiasmada com a possibilidade de colocar o aprendizado em prática.

A engenheira também destaca que trabalhar na ferrovia é diferente e apaixonante. “Quem é ferroviário sabe bem. E é uma sensação muito legal saber que você está sendo parte do desenvolvimento do país. Acho que esse foi o principal motivo que me fez escolher a Engenharia Ferroviária”.

O prêmio Destaques ANTT é uma parceria da ANTT com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Os finalistas foram avaliados com base em impactos positivos, replicabilidade, eficiência de recursos e inovação.

Tags: Engenharia Ferroviária e MetroviáriaPrêmio ANTTUFSC Joinville