UFSC promove tributo a ex-reitor Lúcio Botelho nesta sexta-feira, 11

09/10/2024 09:29

A comunidade universitária, amigos e familiares do ex-reitor da UFSC, Lúcio Botelho, promovem um tributo ao professor nesta sexta-feira, 11 de outubro, às 13h30, no Templo Ecumênico, localizado no campus da UFSC em Florianópolis. Esta sexta-feira será o sétimo dia do falecimento do professor, ocorrido no último dia 4.

O Centro de Ciências da Saúde (CCS), promove, na mesma data, às 15h no Hall do Bloco B do CCS, piso térreo, uma sessão especial e de homenagens à memória do ex-reitor, no Conselho de Unidade, e, às 16h, fará o plantio de uma muda de árvore em tributo ao professor.

Lúcio José Botelho, foi reitor da instituição de 2004 a 2008, e faleceu no dia 4 de outubro aos 71 anos. A UFSC decretou três dias de luto oficial em homenagem ao professor.

Botelho ingressou na UFSC como professor em 1979, no Departamento de Saúde Pública. Atuou, ao longo de sua carreira acadêmica, em diversos cargos de gestão. Foi chefe de Departamento e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Ocupou o cargo de vice-reitor durante as gestões do reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz entre os anos de 1996 a 2004. Em 2004 foi eleito reitor da UFSC e permaneceu no cargo até 2008.

Durante sua gestão foi iniciado o processo de interiorização da UFSC com a definição dos locais dos campi em Joinville, Curitibanos e Araranguá. Ele também institucionalizou a educação a distância, inicialmente com 16 polos. Em 2006, nomeou uma comissão para propor um Programa de Ações Afirmativas. As cotas para ingresso na Universidade foram aprovadas em 2007 e começaram a vigorar a partir de 2008.

Botelho também foi responsável pela primeira comissão de estudos para viabilizar a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Sua gestão foi ainda caracterizada por redefinir as prioridades da internacionalização, dando ênfase a projetos horizontais.

Quando foi homenageado em 2008, com um retrato na Galeria de Reitores da UFSC, declarou: “Presente na galeria dos ex-reitores, espero ter dignificado a Universidade como todos os que passaram pelo cargo antes de mim”.

Formado em Medicina na UFSC no ano de 1977, fez sua especialização em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (1978), mestrado em Saúde Pública pela UFSC (2003) e doutorado em Saúde Pública pela UFSC (2016). Começou a lecionar muito jovem, aos 26 anos, e desde cedo se mostrou sensível às questões mais básicas da saúde pública.

Leia mais homenagens ao professor Lúcio Botelho na Nota de Pesar.

 

Tags: CCShomenagem póstumaNota de pesarTemplo Ecumênico da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina