Conselho Universitário descerra quadro em homenagem a Lúcio Botelho
A sessão do Conselho Universitário realizada na manhã desta terça-feira (25/11) prestou homenagem ao ex-reitor Lúcio José Botelho e ao ex-vice-reitor Ariovaldo Bolzan, que comandaram a Administração Central da UFSC entre 2004 e 2008. Um quadro foi descerrado na Sala dos Conselhos, ficando ao lado do outros sete ex-reitores da instituição – João David Ferreira Lima, Roberto Mundell de Lacerda, Caspar Erich Stemmer, Ernani Bayer, Rodolfo Pinto da Luz, Bruno Schlemper Jr. e Diomário de Queiroz.
O reitor Alvaro Toubes Prata ressaltou “o esforço e a energia com que Lúcio e Ariovaldo conduziram seu trabalho à frente da universidade”, o conceito que gozam os dois professores em seus respectivos centros (Saúde e Engenharia Química) e a visão acadêmica que caracteriza suas atuações.
O vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná), que foi colega de turma de Lúcio Botelho no curso de Medicina, destacou sua participação no movimento estudantil, ainda nos anos 70, o envolvimento do ex-reitor, como médico, no movimento sanitário brasileiro e a persistência com que perseguiu a construção do Hospital Universitário, uma referência no atendimento à saúde em Santa Catarina. Também elogiou a “visão pragmática e positiva” do ex-reitor Ariovaldo Bolzan.
No encerramento da pequena solenidade, Lúcio Botelho agradeceu a homenagem e disse que continua servindo a UFSC com seu trabalho no Departamento de Saúde Pública do CCS. “Presente na galeria dos ex-reitores, espero ter dignificado a universidade como todos os que passaram pelo cargo antes de mim”, afirmou.
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom
Fotos: Jones Bastos/ Agecom