Equipes do curso de Engenharia Têxtil se destacam em hackaton das lojas C&A
Estudantes do curso de Engenharia Têxtil do Campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destacaram no hackaton realizado pelas lojas C&A. A competição nacional envolveu estudantes de várias partes do país e foi realizada de forma on-line nos dias 9 e 10 de setembro. As equipes da UFSC Blumenau conquistaram o primeiro e o terceiro lugares.
O hackaton consistia em desenvolver soluções inovadoras para garantir a durabilidade dos produtos C&A ao menor custo possível, com foco em artigos jeans. A competição integrou a programação da Semana da Qualidade 2024, evento realizado pela empresa. A banca avaliadora foi composta pela Liderança C&A e por um comitê técnico.
O grupo liderado pelo professor Joziel Aparecido da Cruz, formado pelas estudantes Emanuelly Marques, Giulia Alfe e Julia da Costa de Souza, conquistou o primeiro lugar na competição. A equipe apresentou uma solução prática e viável para avaliar a capacidade de recuperação elástica de calças jeans, especialmente para modelagens mais justas (skinny). A proposta consistiu em identificar as principais causas das reclamações dos clientes nas plataformas de vendas on-line da C&A e desenvolver uma solução simples para verificar a compatibilidade entre a composição do tecido e a modelagem da calça.
O professor Joziel destaca que o hackaton foi uma experiência valiosa para as alunas. “Elas tiveram a oportunidade de lidar com desafios reais da indústria e interagir com profissionais de grandes empresas. É um momento importante para a formação deles e para a visibilidade do curso de Engenharia Têxtil a nível nacional”, avalia. O prêmio para o grupo vencedor foi de R$ 3 mil em produtos C&A. “Mas, para os alunos, a experiência de participar do hackaton e a oportunidade de apresentar suas ideias para uma grande empresa como a C&A e seus fornecedores já são um grande reconhecimento”, completa o professor.
O grupo que obteve a terceira colocação foi formado pelas estudantes Alice da Cunha Ramos, Assiria Almeida de Oliveira, Clara Leal Schwertl, Fernanda Capoani e Gabrielle Louise Ribas de Lima, sob coordenação da professora Franciely Velozo Aragão. A proposta delas foi utilizar uma espuma ecológica para aumentar a durabilidade e a resistência à abrasão do jeans, sendo uma opção sustentável que utiliza menos energia e água durante o processo de fabricação.
Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau
Fotos: arquivo pessoal