UFSC aprova ações de extensão em pós-graduação em diálogo com setores da sociedade

06/06/2024 16:13

Em ação conjunta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi publicado o resultado final do edital de seleção para o Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG). O programa é uma ação da CAPES/SISU e tem como objetivo “contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade”.

Ao todo, os projetos da UFSC vão receber um financiamento de R$700.000,00 para itens de custeio. O valor é distribuído em duas modalidades: R$240.000,00 voltados para Ações de Extensão em Tema Livre e R$460.000,00 destinados para Ações com Escolas. As ações englobam as diferentes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas. As atividades do PROEXT-PG serão iniciadas ainda este ano e tem concessão até 31 de outubro de 2026.

Dentro das ações financiáveis estão os projetos de extensão, cursos e eventos que possuem docentes credenciados em algum Programa de Pós-Graduação (PPG) da UFSC e com equipe executora formada por discentes matriculados em PPGs. Segundo Roberto Willrich, coordenador institucional da UFSC no PROEXT-PG, as ações reforçam a extensão universitária como “parte do processo da formação acadêmica e de integração entre estudantes, docentes e comunidades, e também como meio de produção do conhecimento e ampliação da inserção social da pós-graduação”.

Ações com as escolas

Os projetos participantes da modalidade “PPG com as Escolas” visam atender demandas e necessidades sociais dos professores e estudantes de ensino médio e/ou fundamental, promovendo o papel da ciência na formação em todos os níveis de ensino e despertando interesse nos estudantes a vocação pela carreira científica. Nesta primeira fase, foram selecionados 44 projetos com o intuito de articular a formação dos estudantes de pós-graduação com demandas da sociedade.

As propostas aprovadas podem ser acessadas neste link.

Tags: PROEXPROEXT-PGPrograma de Extensão da Educação Superior na Pós-GraduaçãoPROPGUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina