Inscrições abertas para o evento Mais Mulheres em Teoria da História na Wiki, com parceria da UFSC

06/06/2024 14:15

O projeto Mais+ Teoria da História na Wiki promove o evento híbrido Mais Mulheres em Teoria da História na Wiki, voltado a visibilizar conhecimentos dissidentes e ampliar o conteúdo sobre mulheres na Wikipédia e em outros projetos de acesso aberto. Haverá diferentes atividades entre 13 de junho e 31 de julho. O projeto tem o apoio da Fundação Wikimedia, da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH), do Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (NEPEMI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e de diversos afiliados e grupos independentes do movimento Wikimedia.

O evento contará com diversas atividades para unir a comunidade acadêmica, wikimedistas e o público em geral. Entre elas, um webinar sobre a atuação de mulheres como intelectuais no âmbito da Teoria da História e na Wikipédia e uma maratona de edição presencial em Belo Horizonte.

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia através deste formulário. Todas as atividades do evento conferem certificado de extensão emitido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Editatona presencial
A maratona de edição presencial do evento Mais Mulheres em Teoria da História da Wiki acontecerá em 13 de junho na Faculdade de Direito da UFMG. O evento é completamente gratuito, incluindo alimentação ao longo dia. As vagas são limitadas a 25 pessoas.

Webinar
O webinar acontece em 18 de junho, às 18h30min, no canal do Projeto Mais+ no Youtube. As palestrantes serão a professora Flavia Fiorucci (Conicet/Centro de História Intelectual, UNQ) e a ativista e wikimedista Mariana Fossatti (Whose Knowledge?). A mediação será feita pela historiadora Iamara da Silva Viana (UERJ). A transmissão ao vivo contará com intérprete de libras.

Oficinas de formação virtuais
Entre 22 e 30 de junho, haverá oficinas voltadas para o aprendizado de edição na Wikipédia, no Wikidata e no Wikimedia Commons. As oficinas são abertas, gratuitas e conferem certificado.

Concurso de edição virtual
Entre 27 de junho e 25 de julho, será promovida uma competição de edição e criação de verbetes na Wikipédia lusófona, de edição e criação de itens no Wikidata e de carregamento de materiais multimídia no Wikimedia Commons. As pessoas participantes mais ativas serão presenteadas com caixas temáticas com brindes.

Sobre o Projeto Mais+ Teoria da História na Wiki

O Mais+ Teoria da História na Wiki é um projeto de história pública com foco na ampliação do debate sobre temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e às epistemologias do Sul Global. Ele conta com o financiamento da Fundação Wikimedia. O projeto busca estimular o engajamento de grupos minorizados no que diz respeito ao campo de estudos da Teoria da História, de forma a aumentar a atuação de historiadores nas plataformas gerenciadas pela Fundação Wikimedia, que estão em sintonia com a ciência aberta e a construção do conhecimento coletivo e colaborativo.

O projeto tem como parceiros a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e o Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (NEPEMI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de contar com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e de diversos afiliados e grupos independentes do movimento Wikimedia.

Para saber mais, confira a página oficial do projeto na Wikipédia  e o site.

Tags: cursoeventohistóriaProjeto Mais Teoria da História na WikiTeoria da HistóriaUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaWikipedia