Liberado acesso às entradas do campus no bairro Trindade, em Florianópolis, após ato de greve

11/06/2024 14:30

Acesso via bairro Trindade. Foto: Julia Dias/Agecom/UFSC

As entradas de automóveis foram liberadas no final da manhã no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mais cedo, os prédios da Reitoria I e II e os acessos ao campus foram bloqueados nesta terça-feira, 11 de junho, em ato da greve deflagrada por servidores técnico-administrativos (TAEs), docentes e estudantes. Apesar da restrição, o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) ocorre normalmente nos períodos de almoço e jantar, de acordo com a Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae).

No início da manhã, o movimento era intenso nos arredores da instituição. As entradas da UFSC pela Trindade, Carvoeira e Pantanal foram fechadas com correntes e impediam o ingresso de veículos. Os estacionamentos dos centros de Ensino seguiram abertos e foram utilizados como alternativa de acesso pela comunidade universitária.

A manifestação desta terça-feira foi promovida Comando Local de Greve TAEs/UFSC. Em publicação em rede social, o Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc) afirmou que o ato integra um protesto nacional para pressionar o governo federal a apresentar proposta digna de reposição salarial para a categoria – detalhes que constam de outra nota do Sintufsc, publicada no site do sindicato.

Mesa de negociação está marcada para às 16h

Acesso via bairro Carvoeira. Foto: Maria Isabel Miranda/Agecom/UFSC

“Em três meses de greve, é preciso coragem para apresentar um percentual de reajuste que seja minimamente condizente com as perdas salariais acumuladas nos últimos 7 anos: 0% não é proposta! Exigimos respeito e valorização dos trabalhadores da Educação Federal”, traz a publicação. Uma nova reunião da mesa de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) está marcada para as 16h desta terça-feira.

Na segunda-feira, 10 de junho, o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, participou de uma reunião com o presidente Lula e os demais reitores das universidades federais, em Brasília. No encontro, o governo anunciou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Educação e uma recomposição das verbas de custeio das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O professor Irineu comentou o resultado da reunião em vídeo publicado no perfil da UFSC no Instagram.

* Esta matéria foi atualizada em 11/06/2024, às 14h28, para inclusão da informação da liberação dos acessos.

Tags: acessobloqueiocampus de FlorianópolisComando Local de GreveGreveSindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina