LabTrans/UFSC discute impactos no Brasil de tecnologia inovadora em evento nacional da ANTT

10/05/2024 19:17

Evento ocorreu em Uberlândia e Brasília. Foto: LabTrans/Divulgação

O Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC) apresentou, durante o Workshop Sandbox Regulatório de Pesagem em movimento na velocidade da via (HS-WIM), organizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), experiências de seus pesquisadores com uma tecnologia inovadora.

A engenheira civil Keyla Junko Chaves Shinohara e o engenheiro civil Adosindro Joaquim de Almeida, representantes do LabTrans, compartilharam suas experiências com sistemas de pesagem em alta velocidade e discutiram os impactos potenciais da implementação dessa tecnologia no Brasil.

O workshop teve como foco a discussão sobre tecnologias de fiscalização e controle de peso de veículos em alta velocidade. O evento ocorreu na terça-feira e quarta-feira, 7 e 8 de maio, em Uberlândia (MG) e Brasília (DF). O Sandbox Regulatório é um ambiente utilizado pela ANTT e que permite que empresas operem com regras diferenciadas das demais empresas por um período de tempo determinado para possibilitar o teste da inovação. Os testes são acompanhados pelos reguladores para avaliar os benefícios à sociedade e possíveis alterações nos regulamentos atuais.

Visita técnica e debate

O evento ocorreu em dois momentos distintos: no primeiro dia, os participantes visitaram a pista HS-WIM da concessionária Ecovias, em Uberlândia. Durante a visita, foram demonstrados os equipamentos de pesagem e monitoramento, incluindo sensores de quartzo e um pórtico com várias funcionalidades.

No segundo dia, as atividades se concentraram em Brasília, com apresentações de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), além de outras autoridades e concessionárias.

Tags: alta velocidadeANTTLabTrans/UFSCpesagemrodoviastecnologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinaveículosworkshop