UFSC na mídia: ex-aluna cria produto capaz de matar mosquito da dengue em tecidos
A cientista Fernanda Checchinato, egressa do curso de Engenharia Química, com mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi destaque no portal NSC Total por criar um repelente capaz de matar o mosquito da dengue. De acordo com a reportagem, o produto, denominado Protec, é eficaz contra a dengue, febre amarela, baratas, mosquitos, chikungunya, dentre outros.
Segundo a publicação, após a aplicação do produto, o inseto sente o princípio ativo e se afasta imediatamente. Se ainda assim insistir em pousar ou passar perto da superfície aplicada, ele absorve os ativos e entra em estado de paralisia e morte.
De acordo com a reportagem, a proteção comprovada é de até 60 dias ou 20 lavagens, e pode ser aplicado em várias superfícies, desde tecidos a veículos e partes da casa. Além disso, a cientista cita que o repelente é inodoro, antialérgico e inofensivo para humanos, e que foi desenvolvido a partir de uma combinação de componentes químicos com os compostos naturais e água.
“O Protec é sustentável e não existia nada como ele em todo o mundo antes do seu lançamento. Por isso tenho muito orgulho, além de um incontestável respaldo científico “, destaca Fernanda em entrevista para o NSC Total.
Leia a reportagem completa no site do NSC Total.