Reitoria presta esclarecimentos à sociedade sobre evento programado na UFSC

26/03/2024 18:00

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem a público esclarecer fatos relacionados a evento programado para ocorrer nas dependências da Universidade.

1. A Ouvidoria da UFSC recebeu denúncia questionando o pretenso apoio institucional ao evento intitulado Contra o Sionismo: breve história de uma doutrina colonial e racista, marcado para o dia 3 de abril no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, para lançamento do livro de mesmo nome de autoria do jornalista Breno Altman, seguido de debate.

2. A denúncia seguiu o seu rito e foi encaminhada à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), instância da UFSC que tem a atribuição de responder a este tipo de denúncia.

3. A Proafe elaborou um parecer técnico, fundamentado na Resolução 175/2022 do Conselho Universitário da UFSC, que institui a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional, em suas diferentes formas de manifestação no âmbito da UFSC. O parecer deixa claro que não tem o objetivo de cancelar o evento, mas alertar para o risco de que o debate programado possa abrir espaço para a propagação de discursos de ódio.

4. O documento elaborado pela Proafe tinha como objetivo exclusivo fornecer elementos para subsidiar a tomada de decisão do Gabinete da Reitoria.

5. O teor do parecer técnico foi apresentado pelo chefe de Gabinete da Reitoria à atual direção da Editora da UFSC (Edufsc), indicada nas divulgações como apoiadora do evento. Na ocasião, a editora foi informada de que o evento não poderia ser realizado no Auditório Garapuvu, devido à greve dos servidores técnicos-administrativos da UFSC.

6. Neste diálogo, também ponderou-se com a direção da editora a conveniência e a oportunidade de realização do evento, bem como questionou-se sobre o apoio institucional da Edufsc, contudo sem imposições de cancelamento ou adiamento.

A UFSC reitera sua postura plural, democrática, ética, saudável e de respeito às diversidades. E também sua orientação institucional firme no combate a todas as formas de racismo.

Tags: combate ao racismoeventopluralidadePró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina