Seminário itinerante, promovido pela UDESC com apoio da UFSC, discute desenvolvimento regional, estado e sociedade

02/02/2024 11:27

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com apoio do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur), do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SEDRES). O evento ocorre entre 25 a 28 de setembro, mas as inscrições já podem ser feitas pelo site.

O seminário é itinerante, articulado e organizado por programas de pós-graduação filiados à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). Essa associação tem por objetivo estabelecer um canal de comunicação e interlocução entre os pesquisadores do Brasil e do exterior em torno da temática do desenvolvimento regional.

Desde a primeira edição, o evento já passou pelas cidades do Rio de Janeiro (2012), Campina Grande (2014), Blumenau (2016), Palmas (2018), Taubaté (2021) e Crato (2022).

Nesta edição, em Florianópolis, haverá discussões sobre questões teóricas e metodológicas do desenvolvimento; dinâmicas socioeconômicas regionais; populações, migrações e desenvolvimento; estado, políticas públicas e desenvolvimento regional; gestão e desenvolvimento socioambiental; território, cultura e identidades; e espacialidade no planejamento e na gestão territorial.

Além do Campus Itacorubi da Udesc, que abrigará no auditório Tito Sena a conferência de encerramento e uma das sessões temáticas, até o momento estão confirmadas como sede do evento o Museu da Escola Catarinense, Casa da Memória de Florianópolis e Museu Victor Meirelles.

Tags: desenvolvimentoDesenvolvimento RegionaleventoseminárioUDESCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina