Curso sobre inteligência artificial e visão computacional na agricultura está com inscrições abertas

06/02/2024 09:25

Estão abertas as inscrições para o curso Inteligência artificial e visão computacional como ferramentas para vincular a fisiologia e o melhoramento vegetal com a agricultura de precisão através da fenômica, que ocorrerá de 7 a 12 de outubro em Montevidéu, no Uruguai, com apoio do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão 16 vagas para estudantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia.

O público-alvo são estudantes de pós-graduação nas áreas de biotecnologia, agronomia, engenharia, computação e biologia. As inscrições e o curso são gratuitos, com a possibilidade de financiamento de viagem e hospedagem para participação do curso em Montevidéu. Estudantes avançados nessas áreas devem fundamentar o interesse em participar. Como o curso é introdutório, não são necessários conhecimentos prévios sobre aprendizado de máquina, mas será valorizado o conhecimento sobre os tópicos a serem abordados.

As inscrições devem ser feitas até 7 de agosto, seguindo as instruções do curso. Para mais informações ou dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail espacioprototipado@gmail.com.

Para a execução do curso, foi reunido um grupo de pesquisadores de três países, com experiência em pesquisa básica e aplicada nos campos de biotecnologia, inteligência artificial, visão computacional e desenvolvimento de equipamentos científicos em modalidade aberta (open hardware). Esses pesquisadores formaram uma rede acadêmica, que, após ser financiada inicialmente com fundos extrarregionais, está pronta para ser aprofundada e ampliada – o curso é uma contribuição para alcançar essa nova fase por meio das interações que serão estabelecidas entre os pesquisadores e estudantes participantes.

Uma parte importante deste curso compreende o estudo de casos de aplicação de aprendizado de máquina e visão computacional na agricultura. Através de exemplos aplicados na agricultura e viticultura, serão abordadas as diversas ferramentas apresentadas no curso. Essas ferramentas permitem caracterizar a variabilidade espacial dentro das parcelas para otimizar a gestão de recursos (água, fertilizantes, produtos fitossanitários, etc.).

O curso incorpora atividades para incentivar que cada estudante identifique maneiras de aplicar os fundamentos abordados em seus próprios projetos e envolve:

Fundamentos de Aprendizado de Máquina
Estudo de Casos de Aplicação de Aprendizado Automático na Agricultura
Fundamentos de Visão Computacional
Fundamentos do Design em Modalidade Open Hardware de Equipamentos Científicos
Análise Multiespectral de Plantas
Oficina de Montagem de um Dispositivo Fenotipador para Plantas.
Oficina Prática de Análise de Imagens.
Oficina Prática de Aprendizado Automático.
Discussão de Artigos Científicos.
Mesa Redonda sobre o Impacto das Novas Tecnologias na Agricultura.
Espaço para Discussão de Aspectos Técnicos e Sociais da Inclusão das Técnicas abordadas no Curso na Prática Agrícola.
Visita a Campo Experimental e Reunião com Produtores.

Mais informações na página do curso ou pelo  e-mail espacioprototipado@gmail.com.

Tags: Aprendizado Automático na Agriculturaaprendizado de máquinaDepartamento de Informática e EstatísticaINEinteligência artificialmelhoramento vegetalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina