Nota de Pesar: falece a professora aposentada Lidvina Horr, da Enfermagem
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada do Departamento de Enfermagem, Lidvina Horr. A professora faleceu aos 88 anos. Lidvina ingressou como professora da UFSC em 1973 e aposentou-se em 1991. Lecionou Fundamentos de Enfermagem e Administração em Enfermagem, deixando um legado que perdura até os dias atuais. Foi uma das fundadoras do Serviço de Enfermagem do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Tiago (HU-UFSC), e assumiu a Direção de Pacientes Internos do Hospital.
O Departamento, em nota, valorizou a presença da professora em espaços de Direção Hospitalar, além de reforçar que Lidvina “deixou sua marca indelével em todos os lugares que passou”.
“Muito sensível e comprometida com os desafios da valorização da profissão. Merece todo o reconhecimento e memória permanente do seu legado”, escreveu o Departamento.
Mesmo após sua aposentadoria, Lidvina seguiu atuando junto à formação de Auxiliares de Enfermagem e teve papel relevante no Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC), onde atuou na fiscalização profissional e na Comissão de Processos Éticos do Conselho. O Coren também prestou sua homenagem a Lidvina por meio de nota.
“Exemplo de profissionalismo e de retidão, a ser seguido por muitas gerações”, manifestou o Conselho.
A UFSC solidariza-se com a família e amigos da professora Lidvina neste momento de perda.