UFSC promove evento de recepção e acolhimento a estudantes internacionais

04/08/2023 18:09

Foto: Lethicia Siqueira / Agecom / UFSC

As apresentações artísticas de dança de samba e kuduro empolgaram o público presente na solenidade de recepção à comunidade internacional de estudantes da UFSC no semestre 2023-2. Além das boas-vindas, feitas por autoridades da UFSC, os estudantes receberam informações sobre a Universidade e os serviços disponíveis, participaram de um intervalo para café – com pão de queijo, paçoquinha e guaraná – e também receberam orientações específicas para alunos de graduação, pós-graduação e ingressantes por meio de processo seletivo para imigrantes e refugiados.

A atividade de recepção e acolhimento aos estudantes internacionais, realizada no Auditório da Reitoria, foi organizada pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e da Pró-reitoria de Pós-graduação (PROPG).

A comunidade internacional de estudantes da UFSC é formada atualmente por mais de mil pessoas, das quais cerca de 30% são estudantes de pós-graduação. Apenas no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) são 75 estudantes – a UFSC é a segunda universidade brasileira que mais acolhe estudantes no PEC-G.

Foto: Lethicia Siqueira / Agecom / UFSC

O secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, foi o anfitrião dos estudantes. Além dele, formaram a mesa do evento o reitor Irineu Manoel de Souza, a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, e a coordenadora de Internacionalização da PROPG, Amália Borges Dário. Estavam presentes pró-reitores, secretários, diretores de centros de ensino, membros do Gabinete da Reitoria, alunos, coordenadores de curso e servidores da UFSC.

Após a apresentação de um vídeo institucional da UFSC, com legendas em inglês, a palavra foi aberta aos participantes da mesa. Amália Dário convidou os presentes a construir juntos um ambiente respeitoso e enriquecedor.

A professora Dilceane Carraro disse que o evento era a primeira atividade de acolhimento e recepção do semestre e que diversas outras ações seriam realizadas ao longo dos próximos dias. Ela citou uma mesa de debates sobre assédio no ambiente acadêmico e a aula inaugural do semestre, que terá como tema a saúde mental no ensino superior. A programação completa de atividades de recepção e acolhimento aos estudantes pode ser consultada no site calouros.ufsc.br.

O reitor Irineu Manoel de Souza cumprimentou todos os presentes e deu boas-vindas aos estudantes. De acordo com o reitor, a cada ano se observa um crescimento da comunidade internacional de estudantes da Universidade, creditando essa performance ao trabalho desenvolvido pela Sinter. “Vocês estão ingressando em uma das melhores universidades do País”, afirmou, citando posições da UFSC em rankings nacionais e internacionais. Ele convidou os estudantes a aproveitar todo o potencial da Universidade, que além da qualificação acadêmica e profissional proporciona formação para a cidadania. Disse que o ingresso em uma universidade é um momento feliz na vida das pessoas e exortou os alunos a se envolverem em projetos de pesquisa, extensão e também nas entidades de representação estudantil.

Foto: Lethicia Siqueira / Agecom / UFSC

O professor Pinheiro Machado conduziu uma apresentação com informações sobre a UFSC e também sobre o processo de internacionalização da Universidade. Citou que a UFSC mantém mais de 390 acordos de cooperação com universidades dos cinco continentes e oferece vários serviços de suporte aos estudantes internacionais, como o curso gratuito “Português brasileiro autoinstrucional”, oferecido pelo Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (Nilt).

O evento de recepção e acolhida foi encerrado com apresentações artísticas. Os dançarinos André e Sofia, da Desterro Escola de Arte, fizeram uma apresentação de samba, enquanto Max e Bonifácio, do grupo de dança Mangolé, da Associação de Angolanos em Florianópolis, apresentaram uma dança de kuduro. Ambas foram muito aplaudidas pelo público.

À tarde, os estudantes internacionais puderam participar de oficinas de dança de samba, sertanejo, kuduro, de uma atividade de integração para conhecer a Universidade, chamada “Sintegra pela UFSC”, e uma visita a fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

Tags: estudantes internacionaisrecepçãoRecepção e Acolhimento 23.2UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina