Cientificamente Falando: Femme fatale é tema de vídeo animado

12/06/2023 11:01

O herói enganado por uma mulher sedutora cai em ruína. Esse é o enredo de muitas histórias, contadas desde remotos tempos, como Sansão e Dalila, e Adão e Eva, por exemplo. No entanto, foi somente no cinema e na literatura policial do segundo pós-guerra que o arquétipo da Femme Fatale atingiu o seu auge. Com o propósito de estigmatizar a ambição e a sexualidade femininas, a mulher fatal atua, na verdade, com o objetivo de destacar seu arquétipo oposto: a “mulher cativa”, personagem idealizada no pós-guerra para incentivar as mulheres a retornarem ao lar e assumirem as tarefas domésticas, à medida que os homens retornavam dos campos de batalha às fábricas.

A fim de uma análise mais aprofundada sobre a Femme Fatale, o novo episódio do programa “Cientificamente Falando”, produzido pela Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (Agecom/UFSC), aborda o tema, contextualizando e analisando suas origens e vestígios ainda presentes na atualidade. Este episódio é apresentado em um vídeo curto, animado e repleto de referências à cultura pop.

Confira abaixo o vídeo completo:

Sobre o projeto Cientificamente Falando

Cientificamente Falando é uma série de vídeos animados que aborda, em poucos minutos, conceitos científicos em linguagem pop e referências cotidianas. Apesar da linguagem, das referências e da curta duração dos vídeos produzidos, a precisão científica é avaliada por cientistas desenvolvedores das pesquisas que referenciam as produções.

Conheça também os episódios anteriores da série:

Ambientes ICE: você enlouqueceria em um lugar desses

PANC: será que isso é comestível ?

Exoplanetas: como novos planetas são descobertos

 

Tags: AgecomCientificamente FalandoFemme fataleUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina