UFSC distribui ingressos gratuitos para recital de violão
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (Secarte) distribui ingressos gratuitos limitados, restantes do lote que foi destinado a estudantes, para o recital que ocorre nesta terça-feira, 6 de dezembro, às 20h, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos.
As entradas estão disponíveis para alunos, professores e técnicos administrativos da UFSC, e podem ser retiradas no balcão de informações (piso térreo) do Centro de Cultura e Eventos, nestas segunda e terça-feira, 5 e 6 de dezembro, das 8h às 18h. Serão disponibilizadas até duas entradas por pessoa, mediante a apresentação de crachá ou qualquer documento que ateste vinculo com a UFSC. Não haverá reserva de ingressos e não será permitida a retirada com documentação de terceiros. Mais informações sobre a disponibilidade dos ingressos cortesia podem ser obtidas no Departamento de Cultura e Eventos (DCEven) pelo telefone 48 3721-3850.
Contrapartida
Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme o Edital nº06/DCEven/SeCArte/2022.
Sobre o espetáculo
A UFSC sediará a 1ª Mostra de Violão Anabá, nos dias 5 e 6 de dezembro. Serão dois eventos – atividades pedagógicas gratuitas de técnicas de violão na segunda-feira, e um recital na terça – ambos realizados no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Os eventos são promovidos pela Escola Waldorf Anabá e contam com o apoio do Acervo Digital do Violão Brasileiro.
A Mostra oferece um encontro com dois grandes violonistas brasileiros – Paulo Bellinati e Marco Pereira –, ao lado dos talentos catarinenses Felipe Coelho e Ângelo Lazzari. Nos dois dias do evento será possível conhecer técnicas de violão, em uma palestra e uma masterclass gratuitas, e assistir a um recital. As atividades pedagógicas e artísticas têm como objetivo arrecadar fundos para iniciar um projeto para futura implantação de uma Sala Multiartes na Escola Waldorf Anabá, que possibilitará o fortalecimento de ações artísticas e culturais para toda a comunidade. A Escola é mantida por uma associação sem fins lucrativos em Florianópolis há 42 anos.
Programação (Auditório Garapuvu)
5 de dezembro – segunda-feira:
Atividades pedagógicas gratuitas
16h30: Palestra sobre Arranjo e Composição, com Paulo Bellinati
18h: Masterclass, com Marco Pereira
6 de dezembro – terça-feira:
Atividade artística (ingressos à venda na plataforma Sympla)
20h – Recital
Solistas: Marco Pereira e Paulo Bellinati
Participação: Felipe Coelho e Ângelo Pillar Lazzari
Produção: Alessandro Soares, do Acervo Digital do Violão Brasileiro
Sobre os artistas
Paulo Bellinati é um violonista, guitarrista, compositor e arranjador brasileiro. Iniciou seus estudos de violão com o pai na infância. Teve aulas de violão erudito com Isaías Sávio e formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Morou de 1975 a 1980 na Suíça, onde prosseguiu seus estudos no Conservatório de Genebra e lecionou no Conservatório de Lausanne. Como arranjador, trabalhou com Leila Pinheiro, Edu Lobo, Vânia Bastos e Gal Costa. Como compositor, foi premiado em 1988 no Carrefour Mondiale de la Guitare, por sua música “Jongo”, gravada por Cristina Azuma. A composição é a mais conhecida do violonista, com várias gravações, incluindo a do renomado violonista John Williams. Como professor lecionou guitarra no Festival de Inverno de Campos de Jordão, apresentando-se no auditório Camargo Guarnieri, entre seus alunos o músico Denner Datti.
Saiba mais em @PauloBellinati
Marco Pereira é um violonista, compositor e arranjador brasileiro. É natural de São Paulo onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaías Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mantém intensa atividade como solista no Brasil, Estados Unidos e Europa. Viveu na França por cinco anos e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris. Defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne, o que resultou no seu livro Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão. Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência). Gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros. Recebeu o prêmio Sharp em dois anos consecutivos: Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa – 1993 e Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental do ano pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista Cristóvão Bastos – 1994.
Saiba mais em marcopereira.com.br
Ingressos para o Recital
R$ 66 (inteira) / R$ 33 (meia)
Mais informações na plataforma Sympla
Serviço:
1ª Mostra de Violão Anabá – 5 e 6 de dezembro
30 de novembro, quarta-feira
10h: distribuição de ingressos cortesia para estudantes da UFSC
Onde: entrada principal do Centro de Cultura e Eventos – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – DCEven – (48) 3721-3858
5 de dezembro, segunda-feira (gratuito):
16h30: Palestra sobre Arranjo e Composição, com Paulo Bellinati
18h: Masterclass, com Marco Pereira
6 de dezembro, terça-feira (ingressos):
20h: Recital
Solistas Marco Pereira e Paulo Bellinati
Participação de Felipe Coelho e Ângelo Lazzari