Nota de pesar: falece o servidor aposentado Adilto Agenor Teixeira, o Parú

02/12/2022 11:23

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento de Adilto Agenor Teixeira, servidor técnico-administrativo aposentado do Centro Tecnológico (CTC), ocorrido na última quinta-feira, 1º de dezembro, aos 69 anos. O sepultamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (2), na casa mortuária do Cemitério de Biguaçu.

Parú, como era conhecido entre amigos e colegas, ingressou na UFSC em 22 de julho de 1975, no cargo de técnico de laboratório. Na nota de pesar publicada pelo Sindicato de Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc), a jornalista Elaine Tavares destacou o companheirismo e o comprometimento de Parú, que nunca fugiu da luta pela universidade pública, gratuita e qualidade:

“Encantou o Parú – por Elaine Tavares. 

Fiquei sabendo agora que o querido amigo Parú deixou esse plano. E me vem aquela tristeza infinita, porque não vou mais vê-lo nem ouvir seu riso. Junto com a tristeza chega a saudade imensa de um tempo tão bonito quando nós assumimos a direção do Sintufsc, capitaneados pela grande Helena Dalri, lá nos anos 1990. O Parú era um parceiro dos mais comprometidos. Trabalhando no CTC ele nunca fugiu da luta, mesmo quando todos os colegas professores o pressionavam. Trabalhava num dos laboratórios do centro no qual fazia milagres. Era aquele que inventava, que construía, que fazia acontecer. Um desses trabalhadores que garantem a UFSC ser o que é. O Parú era divertido e sempre pronto a fazer o que fosse preciso para uma greve dar certo, uma mobilização acontecer, um trancamento de rua se fazer. O Parú, mesmo depois de aposentado vinha cumprir sua tarefa de ajudar o sindicato a estar no lado certo da história. Bastava a gente chamar e lá estava ele, sempre com seu riso largo. O Parú foi um desses companheiros imprescindíveis que garantiu, ao longo de cada luta, a universidade pública, gratuita e qualidade. Essa conquista tem sua pegada, sua marca. Seja bem-vindo na casa da beleza, meu amigo querido. Aqui seguiremos na batalha, até o reencontro. Obrigada por tudo. Até breve!”

Em luto, a comunidade universitária solidariza-se com a família, os colegas e os amigos de Parú.

Tags: nota de falecimentoNota de pesarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina