Laboratório Bridge ganha prêmio nacional por impacto social do aplicativo e-SUS Território

18/11/2022 15:57

No último dia 11 de novembro, o Laboratório Bridge, vinculado ao Centro Tecnológico (CTC) e ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ganhou o Prêmio LF de Computação com o artigo Aplicativo e-SUS Território: ferramenta para a gestão do território na Atenção Primária à Saúde do Brasil.

A premiação aconteceu no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, o WebMedia, em Curitiba, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação. O Prêmio reconhece projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que tenham impacto social e contribuam para a melhoria da sociedade.

No artigo vencedor, os autores explicam sobre as principais funcionalidades do aplicativo mobile e-SUS Território, utilizado por profissionais da saúde pública nos atendimentos domiciliares aos cidadãos. Desenvolvido por bolsistas e funcionários do Laboratório Bridge, o aplicativo faz parte da estratégia e-SUS APS, que auxilia os municípios e os profissionais na gestão efetiva e incorporação de inteligência clínica.

O artigo foi escrito por Ianka Celuppi, Ricardo Prado, Jades Hammes, Eduardo Dalmarco e Raul Wazlawick, todos colaboradores do Laboratório. Os autores ganharam um notebook como prêmio; o equipamento será doado para causas sociais, ampliando ainda mais o impacto social do projeto.

Para Ricardo Prado, que atua como product owner, a vitória representa mais um reconhecimento do trabalho feito pelo Laboratório. “Mais uma vez conseguimos visibilidade para nosso impacto social, mais uma vez nos tornamos modelo do que é ‘fazer bem feito, inclusive o café’”, fazendo referência a um dos valores culturais do Bridge.

Alcançar o primeiro lugar representou um reconhecimento científico do aplicativo e-SUS Território, diz Ianka Celuppi, business analyst. “O objetivo [do prêmio] é reconhecer projetos com grande impacto social, e assim faz o aplicativo, ao melhorar as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde, impactando a saúde de milhões de brasileiros”, pontua.

Sobre o e-SUS Território

O aplicativo tem o objetivo de facilitar o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate às endemias (ACE), agentes de ação social e visitadores sanitários no preenchimento das fichas para coletas de dados das visitas familiares.

Segundo dados de produção do e-SUS Território, o aplicativo esteve presente em mais de 23 milhões de visitas domiciliares acumuladas até junho de 2022. O app pode ser utilizado em dispositivos do tipo tablet ou smartphone, viabilizando o registro das visitas domiciliares de forma rápida e segura.

Os dados cadastrados no e-SUS Território são integrados aos dados do Sistema e-SUS APS com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Para fazer o uso da ferramenta, é necessário que o município tenha uma versão do PEC instalada e devidamente configurada.

Sobre o Laboratório Bridge

O Laboratório se consolidou como desenvolvedor de projetos para a gestão pública, atuando em diversos projetos nacionais nas áreas da saúde e educação. Trabalhando com o Ministério da Saúde e da Educação, o Bridge é responsável pelo desenvolvimento de ferramentas como e-SUS APS, O Brasil Conta Comigo e Jornada do Estudante. Com mais de 170 colaboradores entre bolsistas e celetistas, o Laboratório tem como missão contribuir para o bem das pessoas com tecnologia e inovação.

 

Assessoria de Comunicação Bridge

Tags: Laboratório BridgeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina